29.9 C
Três Lagoas
sábado, 8 de novembro, 2025

Pneumologista explica como a população deve lidar com possíveis casos de contaminação do ar

17/09/2013 – Atualizado em 17/09/2013

A população três-lagoense foi atingida por um forte odor nessa segunda-feira, algumas pessoas passaram mal devido ao mal cheiro, a reportagem da Rádio Caçula buscou um médico especialista para esclarecer as pessoas como lidar com esses problemas

Por: Redação

Três Lagoas passou por uma problemática nesta segunda-feira (16), a cidade foi atingida por um forte odor e o Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul) ainda não tem resposta sobre as causas exatas do mal cheiro. A informação é que técnicos virão de Campo Grande para fazer uma avaliação nas operações das empresas localizadas ao redor do município.

De imediato a especulação da população no geral era de que o mal cheiro parecia enxofre (informação não confirmada) e muitas pessoas precisaram ser atendidas no posto médico com reações corporais devido ao problema.

Diante disso a reportagem da Rádio Caçula conversou com o especialista em pneumologia Dr. Michel Thomé, sobre as reações que esses gases químicos causam a saúde das pessoas.

Até que se apure as causas do forte odor na cidade é preciso ter um cuidado especial, segundo Dr. Michel Thomé as crianças e idosos, ou quem possui a saúde mais debilitada deve evitar a inalação, se protegendo do ar “possivelmente contaminado”.

Ele explica que as principais conseqüências de se inalar um gás tóxico são: irritação nos olhos, na garganta, pele e principalmente nas vias aéreas, podendo causar até uma pneumonia química, dependendo do grau de toxidade no ar.

A recomendação médica no momento em que se respira forte odores não identificados é a ingestão de muito líquido, e se a pessoa começar a sentir garganta ou olhos irritados usar um pano úmido, colocando-o em frente ao rosto para respirar evitando assim que a irritação aumente.

O especialista alerta que se o estágio alérgico do indivíduo for alto ele deve procurar ajuda médica imediatamente, para evitar transtornos futuros na saúde.

Foto: Divulgação

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Compromisso com as pessoas: Governo de MS acelera obras e amplia investimentos na saúde

Em entrevista à radio Massa FM, secretário fala sobre os avanços da gestão estadual na área da Saúde  Com foco na melhoria da assistência e...

Homem com tornozeleira eletrônica é preso após agredir ex-mulher e danificar moto em Três Lagoas

Suspeito de 23 anos, em liberdade condicional há apenas quatro dias, descumpriu medida protetiva, fez ameaças e foi detido pela Polícia Militar no Centro...

Mega-Sena acumulada sorteia R$ 55 milhões neste sábado

Apostas podem ser feitas até as 20h30, horário de Brasília As seis dezenas do concurso 2.938 da Mega-Sena serão sorteadas, a partir das 21h (horário...