20.6 C
Três Lagoas
sexta-feira, 3 de abril, 2026

Chefe da ONU vê possível crime contra a humanidade na Síria

Internacional – 16/02/2012 – 18:02

O secretário-geral da Organização das Nações Unidas, Ban Ki-moon, pediu que as autoridades sírias parem de matar civis e disse que possíveis crimes contra a humanidade estão ocorrendo no país.

“Vemos bairros bombardeados de forma indiscriminada, hospitais usados como centros de tortura, crianças a partir de 10 anos presas e abusadas. Observamos quase certamente crimes contra a humanidade”, disse ele a jornalistas após se reunir com o presidente da Áustria, Heinz Fischer, na quinta-feira.

Ban disse ter lido sobre o plano do presidente sírio, Bashar al-Assad, de convocar um referendo que possa levar a eleições multipartidárias dentro de 90 dias, mas afirmou que a prioridade agora é interromper o derramamento de sangue no levante contra o governo de Assad.

“O que é importante neste momento é que primeiro as autoridades sírias devem parar de matar o próprio povo, devem parar a violência. Essa violência deve parar de todos os lados, seja pelas forças nacionais de segurança seja pelas forças de oposição”, afirmou ele.

Ban disse que milhares de pessoas morreram, 25 mil fugiram da Síria, estimados 70 mil foram deslocados dentro do país e os números estão aumentando diariamente.

“A falta de acordo no Conselho de Segurança não dá ao governo licença para continuar sua agressão contra o próprio povo. Quanto mais debatermos, mais pessoas morrerão.”

Fonte: Reuters

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Dupla é presa após agredir vítima com copo de vidro e roubar celular

Crime só foi desvendado após polícia encontrar aparelho escondido em residência

Confronto com a Força Tática termina com suspeito morto no bairro Jupiá

Latier da Silva Melo, de 45 anos estava foragido e é apontado como integrante de facção foi baleado após troca de tiros e não resistiu ao dar entrada no Hospital Auxiliadora

PRF inicia ‘Operação Semana Santa 2026’ nas rodovias federais de MS

Fiscalização será intensificada até domingo para reduzir acidentes durante o feriado prolongado