16/09/2013 – Atualizado em 16/09/2013
Apesar do crescimento industrial, nenhuma autoridade de Três Lagoas conseguiu detectar a origem do mau cheiro e o mal cheirodeverá continuar em tempo indeterminado
Por: Rayani Santa Cruz
TRÊS LAGOAS: Os moradores da 3º maior Cidade de Mato Grosso do Sul amanheceram nesta segunda-feira (16) com um forte odor que se espalha por todo o Município. Diante a situação de exposição à saúde dos habitantes, a reportagem da Rádio Caçula tentou saber junto às autoridades locais a empresa ou outro estabelecimento de pequeno porte que está emitindo o gás de forma irregular.
PMA
Em contato com a Polícia Militar Ambiental (PMA) de Três Lagoas, o atendente informou à reportagem que já tem ciência do mau cheiro e que tal problema já foi repassado para o Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul, com sede em Três Lagoas, na Avenida Capitão Olinto Mancini, nº 2462 no bairro Jardim Primaveril.
IMASUL
A reportagem da emissora também telefonou para o IMASUL – responsável pela fiscalização das indústrias – e em conversa com a responsável do órgão, Délia Drancisca Vila Maior, relatou que ainda não sabe de onde está vindo o cheiro e que já enviou um relatório às todas as fábricas do Município para sanar o problema o mais rápido possível e até o final da tarde desta segunda-feira deverá ter ciência de sua origem.
MEIO AMBIENTE
A Rádio Caçula também falou com o Secretário Municipal de Meio Ambiente de Três Lagoas, Milton Gomes Silveira que também não soube explanar a origem do problema e disse que a informação teria que ser obtida junto ao órgão do IMASUL.
PROBLEMAS DE SAÚDE
Conforme informações do site Educação e Ciência, o problema pode trazer sérios riscos à população, meio ambiente, entre outros, conforme informações citadas abaixo.
RISCOS À SAÚDE
O enxofre em estado gasoso se mistura com oxigênio para formar óxido de enxofre, que é perigoso. A inalação de fumaça de enxofre causa irritação nos olhos, nariz e trato respiratório, o que leva a dores de cabeça, tontura e náusea. Altos níveis de enxofre podem queimar a pele, e podem também causar edema pulmonar, uma condição em que os pulmões se enchem de fluidos. Inalar enxofre pode também causar tosse, espirros ou respiração ofegante.
RISCO DE FOGO
Poeira fina de enxofre dispersa no ar é um perigo potencial. Quando a poeira de enxofre se mistura com o oxigênio, ela forma dióxido de enxofre, que, se inflamado, causa explosões. A poeira suspensa no ar é rapidamente inflamado por fumaças ou eletricidade estática e pode causar incêndios destrutivos. Incêndios causados por enxofre são difíceis de controlar, porque quando eles se espalham, a presença de oxigênio só ajuda a aumentar o fogo.
RISCO DE CORROSÃO
O enxofre é estável e não reativo quando seco, mas é muito reativo quando entra em contato com umidade. Isso faz com que ele reaja rapidamente com metais e vários agentes oxidantes e redutores quando em presença de umidade. Na presença de oxigênio e umidade, ele se torna dióxido de enxofre, formando uma solução ácida e corrosiva que corrói metais.
RISCO AMBIENTAL
Quando a poeira de enxofre entra em contato com o oxigênio para se transformar em dióxido de enxofre, ele traz sérios riscos ambientais. Ele afeta os organismos vivos ao redor da área. O enxofre causa dano vascular nas veias do cérebro, do coração e do rim. Ele também pode causar dano nos sistemas enzimáticos internos dos animais.
