16/09/2013 – Atualizado em 16/09/2013
Entre os destaques, está um pedido de fundos para o Fundo de Desenvolvimento Brasil Centro-Oeste ( FDCO ) para 1,4 bilhão de reais para a expansão da sua fábrica de celulose de Três Lagoas
Por: Marco Campos
CELULOSE diferentes sensibilidades
Três Lagoas se mostra em grande desenvolvimento industrial e prova disto, são o cometários e noticias que são publicadas em diversas cidades brasileiras.
A fábrica de celulose instalada no Município fez com que uma importante Agência de Notícias do Uruguai – terceiro atual destino de turistas brasileiros – falasse da economia de Três Lagoas-MS.
Veja abaixo a matéria na íntegra:
O Uruguai está aguardando decisão do governo sobre a autorização da UPM aumento de 20% na produção de celulose solicitado pela empresa. Parece que estamos em um vício, entre a Argentina, que não quer ouvir sobre isso ea empresa finlandesa , que se não for autorizado por problemas de produção que criam 6.000 empregos e cerca de 180 milhões dólar das exportações .
Seria muito mais do dilema que nos foi imposta sobre o atual governo argentino . Nada de novo . Mas não é algo novo.
Dois princípios : por um lado, temos muitas questões pendentes e paralisado pela Argentina, por isso seria bom para colocar toda a situação na balança. Sim, é sério definir o que são as questões que importa .
Vou fazer uma lista daqueles que realmente pesam sobre a economia do Uruguai. Autorizações para expandir o grão paralisado operacional e líquido no porto de Nueva Palmira . Os projetos foram apresentados por vários anos. Muuuito .
A dragagem do Canal Martín García eo layout do novo acesso ao canal Mitre feriria portos uruguaios . E , obviamente, a divulgação de relatórios de consultoria canadenses sobre a possível contaminação do rio Uruguai pela UPM . Contamos com a nossa DINAMA , mas temos todo o direito do mundo para os cidadãos uruguaios e argentinos e do resto do mundo saber quem poluidor- se Gualeguaychú UPM ou rio. A título de curiosidade e para a nossa saúde .
Se, como anunciado no jornal La República todas as questões pendentes serão na mesa de negociações para definir em conjunto , eu acho que devemos nos sentir felizes. Pelo menos para iniciar e colocar branco claro , em preto, que é a atitude de cada governo.
A responsabilidade atribuída a ambos os embaixadores , o da Argentina , no Uruguai e na Argentina, do Uruguai, é grande e será revelador.
ELDORADO BRASIL – TRÊS LAGOAS-MS
De acordo com a RISI empresa agência de origem brasileira Eldorado fez um pedido para produzir 2 milhões de toneladas em uma nova linha de produção de celulose em Três Lagoas, no estado de Mato Grosso do Sul
O produtor de celulose Eldorado Brasil , apresentou um pedido de fundos para o Fundo de Desenvolvimento Brasil Centro-Oeste ( FDCO ) para 1,4 bilhão de reais para a expansão da sua fábrica de celulose de Três Lagoas , no estado de Mato Grosso do Sul que atualmente produz 1,3 milhão de toneladas / ano de fibra de celulose de eucalipto ( BEK ) . Os fundos serão usados para a construção de uma nova linha de 2 milhões de toneladas de celulose por ano , cujo custo total é estimado em 7 bilhões de reais e vai abrir em 2017. “
É a maior produtora de celulose da empresa no mundo, e créditos aplicados para produzir mais de 2 milhões de toneladas de celulose e adição de meio milhão de toneladas já produzidas este ano. O rio é descarregada como efluente fábrica de celulose do mundo? Nada mais do que diretamente no rio Paraná. Diretamente. Sim, senhor, nesse rio que corre por milhares de quilômetros em território argentino e cujas margens são o lar de milhões de colonos argentinos.
Você conhece algum protesto, qualquer relatório técnico solicitar um consultor independente da Argentina? Um mal-estar, um bufo ?
Você sabe de qualquer ameaça de fechar as pontes pelas milhões de pessoas que vivem nas margens do rio Paraná, a partir da fronteira com o Brasil até a sua foz no rio de La Plata?
Eles vão dizer que é porque o fluxo do rio é muito maior do que Uruguai e corre grande distância, mas muitas cidades brasileiras , incluindo o mais próximo Tres Lagoas , no estado de Mato Grosso do Sul, não se sentem afetados por tal monstro industrial? Não, porque, obviamente , é uma planta que usa tecnologias apropriadas de proteção ambiental.
O governo argentino não vai ceder -nos e destrata e, entretanto, Gualeguaychú piqueteiros ameaçar-nos para que não instalar uma nova fábrica de celulose. O que mais está faltando ?
Outro petisco . Algumas ausências . Você se lembra do espetacular operações Greenpeace para bloquear a construção da usina Botnia , hoje UPM ?
Agora, onde estão eles? Você não gostaria de saber se a planta contaminada ? Eles não devem ser acorrentados às grades do Palácio San Martín , alegando publicamente conhecidos os resultados do estudo da consultora canadense independente que monitora o rio?
Ou eles perderam o interesse porque as baleias passam lá ?
Ambientalistas do Uruguai que previram os piores tragédias ambientais não deveriam se mobilizar para exigir que os dados é conhecido estudo realizado pela consultoria internacional ? Não se importam ?
Com o tema do meio ambiente , o que é vital para a sobrevivência da raça humana a um nível mais elevado do que é o papel da cultura da humanidade, que deve ser sério , responsável e sério e não usá-lo quando lhe convier politicamente .
Estamos ansiosos para as negociações globais com Argentina sobre todas as questões pendentes sejam resolvidas de forma satisfatória para ambas as partes , para ambos os países e para alguns personagens .
Porque se UPM não contaminar , e que você pode dizer, porque existem medidas perfeitamente adequado, ou se contaminado , o que torna a produção de 1,1 milhões de toneladas , ou 1,3 milhões .
Então, se a solução global permite avanço muito friccionadas em nossas relações com a Argentina , congratulou-se as negociações. Só não terminar em um acordo para a publicação conjunta de um guia de aves migratórias.
