17 C
Três Lagoas
segunda-feira, 21 de julho, 2025

Prefeitura envia nota de esclarecimento em relação aos moradores de rua

06/09/2013 – Atualizado em 06/09/2013

Por: Assessoria

A Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria de Assistência Social, vem esclarecer que está trabalhando para encaminhar/resolver os problemas referentes aos moradores que estão alojados na Avenida Rosário Congro.

O fato é de conhecimento da Administração Municipal, que já está tomando todas as providências cabíveis no que tange o auxilio e suporte necessário, uma vez que o serviço ofertado às pessoas nesta situação, que utilizam as ruas como espaço de moradia, sobrevivência, ou que estão de passagem pelo município tem a finalidade de assegurar atendimento e atividades direcionadas para o desenvolvimento de sociabilidades, na perspectiva de fortalecimento de vínculos interpessoais e/ou familiares que oportunizem a construção de novos projetos de vida.

É oferecido trabalho técnico (Assistente Social, Psicóloga e acompanhantes) para a análise das demandas dos usuários, orientação individual e grupal e encaminhamentos a outros serviços socioassistenciais e das demais políticas públicas que possam contribuir na construção da autonomia, da inserção social e da proteção às situações de violência.

SERVIÇOS

Os encaminhamentos são realizados para agências de emprego, tratamento na área de saúde e clínicas terapêuticas, retorno a família e para providenciar documentação pessoal, entre outros.

Os serviços são ofertados de forma contínua, sendo oferecido acolhida, pouso, banho, alimentação, passagens, vestuário. Os usuários chegam até o Albergue através de busca ativa, realizada pela equipe, demanda espontânea e encaminhados pela rede (segurança, saúde e população em geral).

Esse serviço está referenciado à Proteção Social Especial de Alta Complexidade que atende pessoas com idade acima de 18 anos de ambos os sexos. O custeio desse Serviço fica a cargo do Município.

BALANÇO

No 1º semestre de 2013 já foram atendidos 1152 pessoas. Dessas 527 receberam passagens, 44 retornaram para a família, 304 foram inseridas no mercado de trabalho e 401 são pessoas reincidentes.

Dessas 1152 pessoas, 14 são pessoas em situação de rua, que através da busca ativa, foram identificadas cadastradas e aceitaram os serviços oferecidos, permanecendo no albergue um período maior para que a equipe consiga solucionar a problemática deste usuário.

Vale ressaltar que a equipe do albergue não tem obrigação de retirar a pessoa da rua caso ela não aceite os serviços oferecidos. Apenas no caso de depredação do patrimônio e perturbação da ordem pública a Polícia pode e deve ser acionada, não cabendo mais ao Município a intervenção.

O Albergue Municipal está localizado :

End: Rua Paranaíba, 1369 – Colinos

Telefone: (67) 3929 – 1277

Meta de Atendimento: 35 pessoas por dia

Horário de Atendimento: 24h

Foto: Rádio Caçula

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Novo medicamento que previne HIV pode ser mil vezes mais barato na versão genérica, diz estudo

Um estudo internacional publicado em junho na revista científica Lancet avaliou que uma versão genérica do lenacapavir, novo medicamento considerado revolucionário na prevenção do...

Clientes da Caixa podem dar imóvel em financiamento como garantia

Lei atual permite uso de imóvel como garantia em mais de um empréstimo Os clientes pessoas físicas da Caixa Econômica Federal com financiamento imobiliário ativo...

Inscrições abertas para o “Treinão dos Poderes 2025” em Três Lagoas; participe

Três Lagoas será palco da próxima edição do “Treinão dos Poderes 2025”, evento esportivo que une saúde, integração e valorização do servidor público. A...