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Três Lagoas
quarta-feira, 10 de setembro, 2025

Prefeitura envia nota de esclarecimento em relação aos moradores de rua

06/09/2013 – Atualizado em 06/09/2013

Por: Assessoria

A Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria de Assistência Social, vem esclarecer que está trabalhando para encaminhar/resolver os problemas referentes aos moradores que estão alojados na Avenida Rosário Congro.

O fato é de conhecimento da Administração Municipal, que já está tomando todas as providências cabíveis no que tange o auxilio e suporte necessário, uma vez que o serviço ofertado às pessoas nesta situação, que utilizam as ruas como espaço de moradia, sobrevivência, ou que estão de passagem pelo município tem a finalidade de assegurar atendimento e atividades direcionadas para o desenvolvimento de sociabilidades, na perspectiva de fortalecimento de vínculos interpessoais e/ou familiares que oportunizem a construção de novos projetos de vida.

É oferecido trabalho técnico (Assistente Social, Psicóloga e acompanhantes) para a análise das demandas dos usuários, orientação individual e grupal e encaminhamentos a outros serviços socioassistenciais e das demais políticas públicas que possam contribuir na construção da autonomia, da inserção social e da proteção às situações de violência.

SERVIÇOS

Os encaminhamentos são realizados para agências de emprego, tratamento na área de saúde e clínicas terapêuticas, retorno a família e para providenciar documentação pessoal, entre outros.

Os serviços são ofertados de forma contínua, sendo oferecido acolhida, pouso, banho, alimentação, passagens, vestuário. Os usuários chegam até o Albergue através de busca ativa, realizada pela equipe, demanda espontânea e encaminhados pela rede (segurança, saúde e população em geral).

Esse serviço está referenciado à Proteção Social Especial de Alta Complexidade que atende pessoas com idade acima de 18 anos de ambos os sexos. O custeio desse Serviço fica a cargo do Município.

BALANÇO

No 1º semestre de 2013 já foram atendidos 1152 pessoas. Dessas 527 receberam passagens, 44 retornaram para a família, 304 foram inseridas no mercado de trabalho e 401 são pessoas reincidentes.

Dessas 1152 pessoas, 14 são pessoas em situação de rua, que através da busca ativa, foram identificadas cadastradas e aceitaram os serviços oferecidos, permanecendo no albergue um período maior para que a equipe consiga solucionar a problemática deste usuário.

Vale ressaltar que a equipe do albergue não tem obrigação de retirar a pessoa da rua caso ela não aceite os serviços oferecidos. Apenas no caso de depredação do patrimônio e perturbação da ordem pública a Polícia pode e deve ser acionada, não cabendo mais ao Município a intervenção.

O Albergue Municipal está localizado :

End: Rua Paranaíba, 1369 – Colinos

Telefone: (67) 3929 – 1277

Meta de Atendimento: 35 pessoas por dia

Horário de Atendimento: 24h

Foto: Rádio Caçula

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