21.3 C
Três Lagoas
quinta-feira, 18 de setembro, 2025

Administração trabalha nas Unidades Penais

03/09/2013 – Atualizado em 03/09/2013

Administração trabalha inclusão social nas Unidades Penais

Por meio dos projetos Culturais, a Prefeitura disponibiliza professores de música que visitam as unidades duas vezes por semana

Por: Assessoria

A Prefeitura de Três Lagoas, por meio do Departamento Municipal de Cultura, trabalha a inclusão social em todos os setores, inclusive, nas unidades penais da cidade oferecendo cursos de música, através dos projetos do Núcleo de Música Municipal.

Por meio do projeto Ação, Cultura e Convívio, coordenado pelo Departamento citado, são disponibilizados dois professores de música que oferecem aulas de violão e acordeon na Penitenciária de Segurança Média de Três Lagoas (Presídio Masculino). O projeto é uma parceria entre Departamento de Cultura e Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário do Mato Grosso do Sul (Agepen-MS).

O Ação, Cultura e Convívio também é oferecido àpopulação atendida pelo projeto Desafio Jovem Peniel, fruto da parceria com a Igreja Peniel, onde também são disponibilizadas aulas de violão.

CULTURA E ARTE

Já por meio do projeto Cultura e Arte, também idealizado pelo Departamento de Cultura, são oferecidas aulas de violão, uma vez por semana, na Unidade Educacional de Internação – Unei e na Colônia Penal Industrial Paracelso de Lima Vieira Jesus (Semiaberto) Masculino.

Segundo a coordenadora do Núcleo de Música do Departamento de Cultura, Cidinha Mariano, os projetos musicais buscam a ressocialização por meio da música e da disciplina. “O objetivo desse projeto é fomentar as tradições, o resgate da boa música e, principalmente, divulgar as músicas do nosso Estado”, declara Cidinha.

“A cultura do violão, do acordeon, por exemplo, é muito positiva no sentido da humanização da pena”, diz o diretor do Presídio Masculino, Edmar Prado de Freitas.

Nas Unidades Penais, as aulas têm em média, a duração de uma hora e não contam para diminuição da pena.

VISITA AO LAR DOS VELHOS

Professores do projeto Ação, Cultura e Convívio estiveram no Lar dos Velhos “Eurípides Barsanulpho”, na última sexta-feira (30). A visita acontece uma vez ao mês, ocasião em que comemoram mais um ano dos aniversariantes do mês, com bolo, guaraná e muita música.

“O tradicional Chamamé, Modão e Vanerão não podem faltar no repertório da festa. Os idosos também fazem pedidos, entre eles a música Asa Branca”, contou o professor de Acordeon, Everton Ottoni.

Os professores de musica oferecem aulas de violão para os internos.Foto: Assessoria

Assistência e CulturaFoto: Assessoria

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Melatonina: o que é, para que serve e os riscos do uso sem prescrição

Uso descontrolado do “hormônio do sono” preocupa médicos e pode gerar efeitos adversos

Alunos conhecem Câmara por dentro e aprendem sobre política

Turmas do 5º ano da Presidente Médici participam de visita guiada ao Legislativo Alunos do 5º ano da Escola Municipal Presidente Médici tiveram, nesta quarta-feira...

Alerta sonoro vai soar ao mesmo tempo nos celulares de Três Lagoas

Teste do Governo Federal vai simular alerta de emergência no dia 27 Na manhã de 27 de setembro, todos os celulares de Três Lagoas vão...