21.5 C
Três Lagoas
segunda-feira, 29 de abril, 2024

Campanha de conscientização visa a prevenção de queimadas

30/08/2013 – Atualizado em 30/08/2013

Campanha de conscientização visa a prevenção de queimadas

Eldorado apoia iniciativa da Reflores MS e contribui com conscientização da população para evitar incêndios na época mais seca do ano

Por: Assessoria

A Reflore MS (Associação Sul-Mato-Grossense de Produtores e Consumidores de Florestas Plantadas), lança na próxima segunda-feira, dia 2, a campanha de controle e combate a incêndios. Com o mote “Evitar queimadas é preservar a sua vida”, a ação conta com apoio da Eldorado Brasil e outras empresas da região para reduzir o número de incêndios alertando a população sobre os riscos e perdas que atitudes descuidadas podem causar.

“As geadas que regularmente castigam a região, somadas a focos de incêndio provocam grandes perdas nas florestas de eucalipto do Mato Grosso do Sul. Esta campanha faz parte de um grande projeto de conscientização que não seria possível sem a participação e o comprometimento de empresas como a Eldorado e da comunidade”, explica o diretor executivo da Reflore, Dito Mario.

A campanha destaca que atitudes simples evitam grades desastres e dá dicas aos cidadãos de como evitar o início de incêndios com pequenos gestos, como não jogar cigarros ou fósforos acesos na mata e fazer manutenção constante de motores de caminhões, máquinas e tratores, evitando que faíscas provocadas por desregulagens resultem em fogo.

“Toda a população pode participar. Além de evitar fogueiras, descarte de lixo, vidros e latas perto de matas, também é importante a comunidade ligar 193 quando observar focos de incêndios ou fumaça próximo às florestas”, ressalta Mario. A campanha de controle e combate a incêndios conta com ampla divulgação, como blitz para distribuição de folders em estradas que ligam as cidades de Ribas do Rio Pardo, Água Clara e Três Lagoas, além de outdoors em pontos estratégicos dos municípios e spots em rádios.

“Se pensarmos apenas na Eldorado, já são cerca de 140 mil hectares de florestas plantadas e mais de 60 mil hectares de áreas preservadas. É fundamental nos unirmos a todas as empresas da região, à Reflore e à comunidade para evitarmos focos de incêndios, que são prejudiciais a todas as atividades que envolvem a agricultura. Se acionarmos rapidamente a contenção quando fumaça for identificada, preservamos nossos negócios e toda biodiversidade do nosso Estado do MS”, completa Germano Vieira, diretor Florestal da Eldorado Brasil.

A campanha teve a primeira blitz nesta sexta-feira, dia 30 de agosto, entre 9 e 11 horas, quando uma equipe do Reflore distribuiu panfletos e instruções no posto fiscal da Polícia Rodoviária em Água Clara. A ação antecipou o lançamento oficial na próxima segunda-feira, dia 2, que terá a presença da secretária Tereza Cristina e acontecerá na sede da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agrário, da Produção, da Indústria, do Comércio e do Turismo (Seprotour), às 17 horas.

Foto: Assessoria

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Com S-10: Funcionário de funilaria pega caminhonete escondido para um “Rolezinho”

No final da noite deste sábado (27), a Polícia Militar de Três Lagoas foi informada que duas pessoas em uma S-10 estava realizando manobras...

Bairro Orestinho: Homem espanca a mulher após cirurgia cesariana

Uma mulher que recentemente passou por um trabalho de parto cesariana foi brutalmente agredida pelo seu companheiro no final da noite deste sábado (27)...