26 C
Três Lagoas
terça-feira, 8 de julho, 2025

Três Lagoas recebe Vagão Cultural ALL

30/08/2013 – Atualizado em 30/08/2013

Estudantes do ensino fundamental de escolas próximas à ferrovia participam de atividades no vagão educativo, com palestras sobre segurança e cultura regional

Por: Assessoria

O Vagão Cultural, projeto do Instituto ALL de Educação e Cultura, estará em Três Lagoas entre os dias 3 e 6 de setembro. Desenvolvido em um vagão especialmente adaptado, o projeto promove, por meio de atividades lúdicas, o cuidado com a segurança e o conhecimento sobre a cultura da região. Participam da atividade estudantes de escolas públicas próximas à ferrovia. O vagão terá atividades as 8 e às 14 horas.

Os estudantes participarão de palestras sobre a importância do trem como meio de transporte, além da segurança na travessia na linha férrea. Entre as ações promovidas está o resgate cultural das brincadeiras de roda, jogos teatrais e brincadeiras que desenvolvem a expressão e interpretação. As atividades desenvolvem a construção de narrativas, técnicas de contação de histórias e oficina sensorial.

“O interessante deste projeto é que as palestras se adaptam a cada região, explorando o folclore e cultura do estado. A importância da ferrovia para o desenvolvimento do país e as questões ligadas à segurança na linha férrea também são abordadas. O sorriso das crianças é o indício que o projeto está no caminho correto”, diz Caio Sartori, responsável pelo projeto.
As atividades serão realizadas na área Estação Ferroviária de Três Lagoas, localizada na Rua Rosário Congro, s/n.

Sobre o Instituto ALL

Criado em 2008 pela América latina Logística, ALL, empresa que detém a concessão da ferrovia na região, o Instituto ALL de Educação e Cultura tem proporcionado às comunidades próximas à ferrovia atividades que oferecem bem-estar e qualidade de vida, além de promover a conscientização da importância do meio ambiente, educação e cultura para o desenvolvimento social.

Com o título de OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público), o Instituto pode receber doações feitas por pessoas jurídicas, que contam com a possibilidade de dedução em seu imposto de renda. Os projetos são apoiados em leis de incentivo social, educacional e ambiental.

Foto: Divulgação

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Família procura cachorrinha idosa desaparecida no bairro Santo Dumont

Uma família do bairro Santo Dumont está desesperada à procura de sua cachorrinha de estimação, que está desaparecida há três dias. Trata-se de uma...

Moradores da Ocupação São João pedem revogação de Lei municipal durante reunião com a Prefeitura

Grupo reivindica permanência na área pública ocupada há quatro anos e questiona norma que exclui famílias do cadastro de habitação em Três Lagoas.

Proposto programa de estágio para estudantes do ensino médio em Mato Grosso do Sul

Projeto de Lei propõe programa de estágio para alunos do ensino médio da rede pública estadual, com foco em inovação, ciência e tecnologia.