27.5 C
Três Lagoas
segunda-feira, 12 de maio, 2025

Aumento na energia elétrica começa a valer a partir de hoje

27/08/2013 – Atualizado em 27/08/2013

Conta de energia elétrica fica 9,2% mais cara

Por: Correio do Estado

A partir desta terça-feira (27), Três Lagoas e outras quatro cidades de Mato Grosso do Sul tiveram um reajuste médio de 8,90% nas tarifas de energia elétrica da Concessionária Elektro. O aumento foi anunciado na última terça-feira (20) pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).

As outras cidades a terem o aumento na energia são Selvíria, Brasilândia, Santa Rita do Pardo e Anaurilândia.

Para a Elektro, o custo com a compra de energia e a variação do IGP-M (índice de inflação dos últimos 12 meses) foram os principais fatores que contribuíram para o aumento da tarifa.

Conforme informações do Correio do estado, os clientes residenciais, terão o reajuste aplicado de 9,28%. Para os consumidores de alta tensão, como indústrias, o reajuste ficará em 8,27%.

As novas tarifas valem a partir de hoje (27) de agosto e serão percebidas integralmente nas contas de energia entregues a partir de outubro. Ao calcular os índices de reajuste, a Aneel considera a variação de custos que a empresa teve no decorrer do período de referência (últimos 12 meses).

A fórmula de cálculo inclui custos típicos da atividade de distribuição, sobre os quais incide o IGP-M e o Fator X (produtividade que a empresa tem e repassa ao consumidor), e outros custos que não acompanham necessariamente o índice inflacionário, como energia comprada de geradoras, encargos de transmissão e encargos setoriais.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Prefeitura promove oficina ambiental para crianças em Três Lagoas

Dando continuidade às ações da Campanha da Fraternidade 2025, que tem como tema "Fraternidade e Ecologia Integral", a Prefeitura de Três Lagoas, por meio...

Fies 2025: veja novo prazo para aditamento e dilatação de contratos

A Caixa Econômica Federal prorrogou até 30 de junho o prazo para que estudantes realizem o aditamento dos contratos do Novo Fies referentes ao...

MS destaca aviturismo no Avistar Brasil 2025, maior evento de observação de aves da América Latina

De 16 a 18 de maio, Mato Grosso do Sul participa do Avistar Brasil 2025, no Jardim Botânico de São Paulo. O evento, considerado...