26/08/2013 – Atualizado em 26/08/2013
Deputado Eduardo Rocha participa do lançamento do festival de folclore e tradição gaúcha no MS
Por: Assessoria de Imprensa
Na manhã desta sexta-feira (23), o governador André Puccinelli fez o lançamento do 24º Festival Sul-Mato-Grossense de Folclore e Tradição Gaúcha (Fegams), que será realizado no período de 10 a 13 de outubro, em São Gabriel do Oeste.
O evento, que contará com o apoio do Fundo de Investimentos Culturais (FIC-MS), do Movimento Tradicionalista Gaúcho do Mato Grosso do Sul (MTG/MS) e o Chama Crioula, acontece a cada dois anos em uma diferente região do País, e tem como objetivo a preservação da tradição gaúcha e a integração com a cultura sul-mato-grossense.
Ao lançar o Festival o governador agradeceu ao povo gaúcho, que segundo ele é um dos que mais preserva suas tradições. “É muito bonito ver passando de gerações em gerações a tradição gaúcha. Mato Grosso do Sul agradece o trabalho agregando valores sociais e culturais e o empreendedorismo no Estado do movimento e das famílias gaúchas”.
Já o deputado estadual Eduardo Rocha, que representou a Assembleia Legislativa no evento, ressaltou a importância do incentivo dado a valorização da cultura. “Investir em cultura é investir na história de um povo, e isso engrandece o Estado e engrandece o País”.
Na programação do Festival várias competições de diversas modalidades – Campeira (laço, rédeas, gineteadas, etc), Artística (poesia, causo, declamação, música, danças tradicionais, etc) e Esportiva (bocha, bolão, tava e truco) – nas categorias mirim, juvenil, adulta, xiru e veterano.
O 24º Fegams foi contemplado pela Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS) no Fundo de Investimentos Culturais do Estado 2013 (FIC-MS). O evento é uma realização do MTG/MS e do CTG Chama Crioula. Durante o evento, o governador André Puccinelli recebeu um título de reconhecimento pelo apoio ao movimento das tradições gaúchas no Estado.
Estiveram presentes o prefeito de São Gabriel do Oeste, Adão Rolim; patrão do Movimento Tradicionalista Gaúcho do Mato Grosso do Sul – MTG/MS, Natal Marchioro; patrão do CTG Chama Crioula (São Gabriel do Oeste), Flávio Sordi; diretor-presidente da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, Américo Calheiros, a secretário de Estado de Habitação e Cidades, Carlos Marum, prefeitos, secretários de estados e representantes da tradução gaúcha e CTGs.

