26.5 C
Três Lagoas
domingo, 30 de agosto, 2026

Conta de energia elétrica fica 9,2% mais cara a partir de terça-feira

22/08/2013 – Atualizado em 22/08/2013

As novas tarifas valem a partir de 27 de agosto e serão percebidas integralmente nas contas de energia entregues a partir de outubro

Por: Da Redação

Três Lagoas e outras quatro cidades de Mato Grosso do Sul terá um reajuste médio de 8,90% nas tarifas de energia elétrica da Concessionária Elektro. O aumento foi anunciado na última terça-feira (20) pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).

As outras cidades a terem o aumento na energia são Selvíria, Brasilândia, Santa Rita do Pardo e Anaurilândia.

Para a Elektro, o custo com a compra de energia e a variação do IGP-M (índice de inflação dos últimos 12 meses) foram os principais fatores que contribuíram para o aumento da tarifa.

Conforme informações do Correio do estado, os clientes residenciais, terão o reajuste aplicado de 9,28%. Para os consumidores de alta tensão, como indústrias, o reajuste ficará em 8,27%.

As novas tarifas valem a partir de 27 de agosto e serão percebidas integralmente nas contas de energia entregues a partir de outubro.
Ao calcular os índices de reajuste, a Aneel considera a variação de custos que a empresa teve no decorrer do período de referência (últimos 12 meses).

A fórmula de cálculo inclui custos típicos da atividade de distribuição, sobre os quais incide o IGP-M e o Fator X (produtividade que a empresa tem e repassa ao consumidor), e outros custos que não acompanham necessariamente o índice inflacionário, como energia comprada de geradoras, encargos de transmissão e encargos setoriais.

Foto: Correio do Estado

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Apreensões de canetas emagrecedoras disparam e chegam a R$ 5,9 milhões

Valor apreendido pela Receita Federal em pouco mais de seis meses já é quatro vezes maior que o registrado durante todo o ano de 2025

Bolsão de MS chega a 336 mil habitantes e lidera crescimento populacional no Estado

Região ganhou mais de 55 mil moradores em dez anos e apresentou expansão de 19,79%, acima do dobro da média estadual

Procon encontra variação de até 13,55% nos preços dos combustíveis

Pesquisa realizada em 35 postos mostra diferenças nos valores e aponta queda em alguns combustíveis entre julho e agosto
error: Conteúdo Protegido