21.8 C
Três Lagoas
terça-feira, 30 de abril, 2024

Técnicos irão discutir ferrovia em T.L a pedido do Deputado Eduardo Rocha

21/08/2013 – Atualizado em 21/08/2013

Atendendo a um pedido do Deputado Eduardo Rocha técnicos irão discutir ferrovia em Três Lagoas

A Ferrovia EF-267 é umas das ferrovias priorizadas pelo Governo Federal e ligará a região do Bolsão aos municípios de São Paulo.

Por: Assessoria

A participação do Deputado Estadual Eduardo Rocha na Audiência Pública “Ferrovia EF-267: Integração e Desenvolvimento para Mato Grosso do Sul” foi fundamental para garantir que Três Lagoas também será contemplada com a implantação da Ferrovia. Isso porque o deputado apresentou ao presidente da Empresa de Planejamento e Logística (EPL) Bernardo Figueiredo, os argumentos necessários para justificar a importância da ferrovia para o escoamento do que é produzido no município.

“O trajeto original está errado, ele começa em Estrela D’Oeste no estado de São Paulo e vem até Panorama, também em SP, onde não tem nenhuma fábrica. Tem apenas uma usina de álcool. E nós defendemos um trajeto que venha do estado de SP, passe pela ponte de Aparecida do Taboado, passe por Selvíria, passe dentro da fábrica Eldorado Celulose que é a maior do mundo, passe por Três Lagoas, passe por dentro da Fibria, que é a segunda maior do mundo, passe por dentro da fábrica da Petrobrás de Fertilizantes, além da Siderurgica Sitrel que vai produzir 5% de todo vergalhão do mundo. Todas essas cargas vão ficar de fora.”

Eduardo ainda ressaltou que o principal objetivo dos projetos de construção e ampliação de rodovias é o transporte de cargas. “Se não tivermos carga, então pra que ferrovias. Nós esperamos e confiamos que esse trajeto será revisto.”

Diante do exposto pelo parlamentar, e depois de ouvir também a prefeita de Três Lagoas Marcia Moura, o presidente da Empresa de Planejamento e Logística (EPL) Bernardo Figueiredo garantiu que enviará ao município uma comissão de técnicos para discutir e provavelmente incorporar o trajeto sugerido pelo Deputado Eduardo Rocha.

O evento foi proposto pelos deputados estaduais Amarildo Cruz (PT) e Laerte Tetila (PT) e o senador Delcídio do Amaral (PT). O encontro contou com a presença de diversas autoridades, além de prefeitos municipais e vereadores.

FERROVIA EF–267

A Ferrovia EF-267 é umas das ferrovias priorizadas pelo Governo Federal e ligará a região do Bolsão e da Grande Dourados, no Mato Grosso do Sul, aos municípios de São Paulo. Os trilhos passarão por Brasilândia, Santa Rita do Pardo, Bataguassu, Nova Andradina, Angélica, Deodápolis, Dourados e Maracaju, com ramais integrando à malha ferroviária do Paraná, permitindo o escoamento da produção pelo município de Mundo Novo para Guaíra, Cascavel, Guarapuava, Irati, Iguaçu e Paranaguá, onde está localizado um dos mais importantes portos do Brasil.

O ramal será licitado ainda este ano para a concessão de administração e construção. A previsão é de que os primeiros vagões já estejam transitando nesta estrada de ferro em 2019. As linhas férreas estão previstas no Programa de Investimento e Logística, lançado no dia 15 de agosto do ano passado, que prevê investimentos na ordem de R$ 91 bilhões em 25 anos e a maior parte nos primeiros cinco, a contar de 2014.

Atendendo a um pedido do Deputado Eduardo Rocha técnicos irão discutir ferrovia em Três Lagoas. Foto: Assessoria

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Véspera de feriado será de temperaturas acima da média e tempo seco em Três Lagoas

Dia começou com 24°C de máximas, onde o clima pode chegar aos 35°C durante a terça-feira (30).

Idoso tem ferimentos após ter mal súbito e colidir com caminhão no Vila Nova

Vítima estava em um VW Gol 1000 quando bateu contra o veículo, que estava sentido Lagoa Maior.

Presidente do Sinted explica proposta da 25ª Semana Nacional em Defesa e Promoção da Educação Pública

Nesta segunda feira (29), durante sessão ordinária da Câmara Municipal, a Presidente do Sinted (Sindicato dos Trabalhadores da Educação Básica Três Lagoas e Selvíria),...