20/08/2013 – Atualizado em 20/08/2013
Por: Correio do Estado
A partir da próxima semana, o Hospital Adventista do Pênfigo também fará cirurgias ortopédicas pelo Sistema Único da Saúde (SUS). Para isso, o hospital assina amanhã uma parceria filantrópica com o município, que prevê 500 procedimentos cirúrgicos em joelhos e ombros, até o final do ano. Hoje, mais de duas mil pessoas estão na fila de espera por este tipo de cirurgia. A reportagem está na edição desta terça-feira (20) do jornal Correio do Estado.
De acordo com o secretário municipal de Saúde, Ivandro Fonseca, há pelo menos dois anos este tipo de cirurgias não são realizadas pelo SUS, nos hospitais da Capital. “Apenas as cirurgias mais urgentes”, disse o secretário.
Há pacientes, segundo ele, aguardando por mais de oito anos pela cirurgia. “O pior é que ficam anos sentindo dores e até mesmo afastados do serviço pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS)”, diz.
Agora, com o mutirão de cirurgias, esses pacientes poderão se reabilitar e voltar a desenvolver as suas atividades profissionais, aumentando assim a auto-estima e qualidade de vida.
Além das cirurgias ortopédicas, também estão previstas com a parceria 60 cirurgias eletivas por mês, o que soma um total de 720 por ano. “Ao todo o plano operacional do hospital prevê 1.220 cirurgias por ano. Trata-se do maior projeto de cirurgia eletiva no Estado”, afirma. A reportagem é de Rafael Bueno.
