35.7 C
Três Lagoas
sábado, 4 de maio, 2024

Comissão Parlamentar da AL abre CPI da Saúde nesta terça-feira (20)

20/08/2013 – Atualizado em 20/08/2013

CPI da Saúde será aberta nesta terça-feira (20) na Câmara de Vereadores a partir das 14 horas

A Comissão Parlamentar de Inquérito visa apontar as irregularidades nos repasses ao Sistema Único de Saúde em Três Lagoas.

Por: Cristiane Sagioratto

O Deputado Estadual Amarildo Cruz (PT) concedeu entrevista ao Programa Toninha Campos na manhã desta terça-feira (20) e afirmou que hoje será dada início à abertura da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Saúde na Câmara Municipal de Três Lagoas a partir das 14 horas.

A CPI da Saúde foi criada no dia 23 de maio deste ano e tem como objetivo apontar as possíveis irregularidades do repasse dos recursos do Sistema Único de Saúde (SUS)aos hospitais em Três Lagoas, Campo Grande, Corumbá, Paranaíba, Dourados, Jardim, Coxim, Aquidauana, Nova Andradina, Ponta Porã e Naviraí. A investigação também apura os repasses bem como convênios feitos nesses municípios nos últimos cinco anos.

De acordo com o deputado Estadual, serão ouvidos o diretor presidente do Hospital Auxiliadora, o secretário Municipal de Saúde, ex-secretário municipal de saúde e o presidente do Conselho Municipal de Saúde.

Na avaliação do parlamentar, o Estado não cumpre os 12% da receita que deveria ser destinado aos municípios. ” O município é obrigado a disponibilizar 20% da receita na Saúde”, ressaltou o deputado.

Além do deputado Amarildo, a CPI será composta por Lauro Davi (PSB) – vice-presidente, Junior Mochi (PMDB) – relator, Mauricio Picarelli (PMDB) – vice-relator e Onevan de Matos (PSDB).

Serão investigados ainda a compra superfaturada de medicamentos, equipamentos que eram para constar em hospitais públicos e estão em unidades de saúde privada, plantão que não vem sendo cumprido pelos médicos e enfermeiros, entre outras irregularidades.

“Vamos ouvir a direção atual do Hospital Auxiliadora como os gestores anteriores para comprovar essas irregularidades”, destacou o parlamentar.

A reportagem da Rádio Caçula tem recebido constantemente denúncias sobre o mal funcionamento de aparelhos dos hospitais da cidade. A exemplo de mamógrafos quebrados, aparelhos de Raio X sem funcionamento, falta de médicos e descaso de alguns profissionais de saúde com a população.

A população poderá participar da audiência com perguntas aos parlamentares ou pelo email: [email protected]

“Quero convocar a população trêslagoense a participar da audiência pública da CPI da Saúde, o relatório servirá de base para que possamos mudar a gestão da saúde em nosso Estado”, disse Amarildo.

radioCacula/interna/m_middle_336x280_3

“Temos que ter um modelo de gestão de saúde, temos que ter uma gestão de saúde eficaz para as pessoas que tem menos recursos financeiros. O Sistema Público tem que ter a mesma eficácia do modelo privado”, finalizou o deputado.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Maior fábrica de celulose do mundo é do Brasil e vai entrar em operação

No cenário global, um acontecimento de extrema relevância está prestes a acontecer no setor da celulose. A maior fábrica do mundo, localizada na cidade...

Prefeitura e Governo do Estado abrem 10 novos leitos para Gestação de Alto Risco no Hospital Auxiliadora

Ação visa complementar atendimento da linha materno-infantil da unidade.

Mais de 300 kg de maconha que seriam levados para Três Lagoas são apreendidos pela PRF

Motorista admitiu aos policiais que realizaria transporte da droga para pagar uma dívida.