19/08/2013 – Atualizado em 19/08/2013
Ação foi desenvolvida pela Decon e Iagro nas cidades de Jardim, Bonito e Bela Vista
Por: Correio do Estado
Com o objetivo de combater o trânsito e o comércio de produtos de origem animal clandestinos, policiais civis da Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Contra as Relações de Consumo (Decon) fizeram, na semana passada, operação conjunta com fiscais agropecuários da Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal), nos municípios de Jardim, Bonito e Bela Vista.
Ao todo foram apreendidos 1.500 quilos de carnes e derivados, impróprios ao consumo. Os produtos foram apreendidos em supermercados e açougues de Bela Vista, que comercializavam carnes provenientes de abatedouros clandestinos.
De acordo com o delegado Marco Túlio Sampaio Rosa, titular da Decon, os estabelecimentos comerciais fabricavam irregularmente linguiças e charque, sem qualquer tipo de inspeção sanitária. “Os produtos ainda estavam acondicionados de maneira irregular, ou seja, em desacordo com as normas higiênico-sanitárias vigentes”, explica o delegado.
Ainda em Bela Vista os policiais localizaram uma chácara onde regularmente eram realizados abates clandestinos de bovinos e suínos. No local foram encontrados 118 couros bovinos, já em decomposição, além de ossadas e restos dos animais.
A operação contou com o apoio da vigilância sanitária dos municípios, que acompanhou a destruição dos produtos apreendidos. O delegado explica que o consumo de tais produtos pode acarretar diversas doenças, como cisticercose, brucelose dentre outras, além de provocar transtornos gástricos como diarreia e vômitos, podendo inclusive, levar a óbito.
Além de procedimento administrativo junto à Iagro, que acarreta multa conforme as infrações, os responsáveis pelos estabelecimentos responderão a inquérito policial, por crime contra as relações de consumo. A pena pode variar de 2 a 5 anos de prisão.
