29.3 C
Três Lagoas
quinta-feira, 21 de agosto, 2025

História de uberlandense vai para a internet e doadora de medula aparece

17/08/2013 – Atualizado em 17/08/2013

Doadora compatível havia desistido, mas voltou atrás após uma semana. Gabriel tem leucemia e fez campanha no Facebook mostrando sua luta.

Por: Tribuna MS

Campanha foi visualizada por mais de 300 mil pessoas (Foto: Gabriel Massote/Arquivo Pessoal)

“O pior aconteceu, mas o melhor está por vir”. Esta é uma das frases usadas em uma campanha criada no Facebook que conta a história do uberlandense Gabriel Massote, de 29 anos. O jovem sofre de leucemia desde 2011 e recentemente tinha conseguido uma doadora de medula óssea 100% compatível, mas durante o processo ela deixou de atender aos contatos do Instituto Nacional do Câncer (Inca). E o que parecia um sonho se tornou um pesadelo. Foi então que a campanha de Gabriel ganhou mais força na internet e, depois de quase uma semana, uma ligação mudou tudo. A doadora voltou atrás e as esperanças foram renovadas.

O telefone tocou nesta quinta-feira (15) e do outro lado da linha era a médica de Gabriel infornando que a doadora, a mesma que havia desistido, reconsiderou a decisão. Ela entrou em contato com o Registro Brasileiro de Doadores de Medula Óssea (Redome) e confirmou a doação da medula. Não se sabe se a decisão da doadora veio devido à campanha nas redes sociais, mas é certo que a novidade agradou e emocionou o uberlandense. “O grito saiu seco, do fundo d’alma. Senti uma emoção difícil de descrever”, contou.

Gabriel acabou fazendo uma postagem no blog pessoal dele agradecendo a doadora e aos internautas que torceram e viveram um pouco da história dele nos últimos dias. O uberlandense fez questão de afirmar que a doação é apenas uma das vitórias e ressaltou que está satisfeito com o resultado atingido nas redes sociais. ”Fomentamos mais de 300 mil visualizações em 39 países e nos cinco continentes, desmitificando os estigmas da doação de medula óssea”, afirmou.

O jovem ainda narrou ter recebido e respondido centenas de mensagens nesse tempo e disse que acabou fazendo as pessoas compreenderem que a luta não era somente dele e sim de vários outros que aguardam ansiosos pelo transplante. “A luta não pode parar, há muitas vidas a serem salvas”, comentou.

O uberlandense disse que após a confirmação da doadora devem ser realizados os exames. É provável, segundo ele, que o transplante ocorra no fim deste mês ou no máximo no início do mês que vem.

Liga da Medula de Uberlândia

A Liga da Medula de Uberlândia esteve envolvida na campanha do Gabriel e ajudou na divulgação da história do uberlandense. Érica Meireles de Moura é representante e responsável pela Liga.

Ela contou ao G1 que conheceu a história de Gabriel através do blog dele e que o fato de a doadora ter desistido da doação chamou muita atenção da Liga. “Conversei com Gabriel e pedi autorização para colocar o depoimento dele na página da Liga com o intuito de alertar os possíveis doadores. A doação em si é muito simples, mas o cadastro é sério, é dar a esperança de vida ao paciente e sua família. Como as redes sociais tem um poder muito grande, resolvemos usá-la para o bem”, disse.

Érica Meireles explicou que em dezembro de 2012 saiu uma nota relatando que Uberlândia tem 1% dos doadores cadastrados no Brasil, que corresponde a cerca de 30 mil doadores. Segundo ela, se comparando ao total da população de Uberlândia é um número relativamente baixo.

A representante ainda afirmou que a Liga está nas ruas, praças, campanhas, redes sociais, para conscientizar toda a população da importância de ser um doador de medula óssea para esclarecer os conceitos errados e os medos sobre o ato. “Muitas crianças, jovens e adultos estão em tratamento quimioterápico, esperando ansiosamente seu super-herói/doador. As pessoas que tiverem condições de saúde para ser um doador de medula devem procurar informação sobre o procedimento”, esclareceu Érica Meireles.

Foto: Tribuna MS

Gabriel aguarda transplante.Foto: Tribuna MS

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

SEBRAE fortalece ambiente de negócios durante Show Florestal 2025 em Três Lagoas

Diretora regional, Josi Signore, destaca a importância do setor de celulose e anunciou a realização de uma rodada de negócios e palestras para integrar pequenas empresas às grandes indústrias da Costa Leste

Secretária de Meio Ambiente destaca importância de evento florestal em Três Lagoas

Mariana Amaral reforçou o impacto do evento para a economia local, e defende que o município pode se tornar referência em carbono neutro até 2030

Três Lagoas realiza 1º Passeio Ciclístico ‘Giro Tur’ no Dia do Ciclista

Evento será solidário e percorrerá pontos turísticos da cidade; inscrições já estão abertas No próximo dia 31 de agosto, em comemoração ao Dia do Ciclista,...