16/08/2013 – Atualizado em 16/08/2013
Agentes comunitários de saúde conversam sobre piso da categoria com Akira
Projeto de Lei estipula piso salarial da categoria em R$ 950 para todo o Brasil
Por: Assessoria
Os agentes comunitários de saúde do município sul-mato-grossense de Bataguassu, Diogo Chacorocci e Ademivaldo Leão dos Santos, se reuniram na última quarta-feira (14) com o deputado federal Akira Otsubo (PMDB/MS) para conversar sobre do Projeto de Lei 7495/2006 e da PEC (Proposta de Emenda Constitucional) 63/10, que estipulam o piso salarial da categoria em R$ 950 para todo o Brasil.
Anteontem à noite, Otsubo fez um discurso, durante sessão plenária, enfatizando que as duas proposições precisam ser votadas imediatamente. Em seu pronunciamento, o parlamentar sul-mato-grossense enfatizou a importância dos agentes de saúde. “Aqui, neste Parlamento, sempre tenho defendido que é necessário valorizar, sobretudo, as nossas bases da saúde. Eu não posso entender, muitas vezes, o porquê do Governo trazer médicos de fora do País e esquecer de valorizar os nossos trabalhadores, que são as bases, que dão sustentação à qualidade da vida e da saúde do povo brasileiro”, destacou Otsubo, defendendo a votação das matérias na noite de ontem “para que eles (agentes de saúde) possam voltar a seus lares e cumprir o trabalho com dedicação, em prol da saúde do povo brasileiro”.
Os agentes comunitários de Bataguassu participaram da 2ª Vigília Nacional do Piso Salarial, realizada de terça a quinta-feira (15), na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, com concentração no Congresso Nacional. Representantes de 20 estados participaram do evento.
O objetivo da categoria foi pressionar o líder do Governo, Deputado Arlindo Chinaglia (PT/SP) e o presidente da Câmara de Deputados, Deputado Henrique Alves (PMDB/RN), a incluírem imediatamente na pauta de votação o PL 7495/06.
Ontem, após reunir-se com o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, o presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves, anunciou que vai pautar para 3 de setembro a votação do piso nacional da categoria (Projeto de Lei 7495/06).
