28.8 C
Três Lagoas
segunda-feira, 16 de fevereiro, 2026

Prefeitura mantém convênio com Centro Integrado de Atendimento ao Trabalhador

16/08/2013 – Atualizado em 16/08/2013

O convênio foi assinado em junho de 2012 e é mantido entre Prefeitura e Funtrab, responsável pela gestão do Ciat de Três Lagoas

Por: Assessoria

Desde junho de 2012, a Prefeitura de Três Lagoas mantém convênio de cooperação mútua com a Fundação do Trabalho de Mato Grosso do Sul (Funtrab), responsável pela gestão do Centro Integrado de Atendimento ao Trabalhador de Três Lagoas (CIAT), através de convênio com o Ministério do Trabalho. Isso quer dizer que a agência do CIAT é de responsabilidade do Estado, em parceria com a Funtrab, por meio do Ministério do Trabalho.

Em Três Lagoas, o Centro conta com a parceria da Prefeitura para manter-se organizado no que se refere ao quadro de funcionários e estrutura adequada, para contribuir com empregabilidade.

CONVÊNIO

O convênio foi firmado no dia 01 de junho de 2012 e objetiva a viabilização da infraestrutura, apoio operacional técnico e de gestão que visem à instalação adequada para funcionamento do CIAT. Através do convênio firmado, a Prefeitura, desde então, é responsável por 50% da locação, bem como o total das despesas referentes ao Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU), respeitando as normas do Ministério do Trabalho e normas de adequação pública estadual.

A Prefeitura também é responsável por prover as adequações físicas, manutenção geral da estrutura, conservação e disponibilização de funcionários conforme necessidade do local.

A Funtrab também é responsável por 50% da locação, bem como despesas de água, luz e telefone da agência local, orientação técnica e gerencial necessárias, fornecimento de materiais de expediente e de consumo e demais utensílios de acordo com a Cláusula Terceira do Convênio de nº 2.044 de 2012.

CIAT TRÊS LAGOAS

Atualmente o CIAT de Três Lagoas conta com 15 funcionários “entre técnicos e gestores de administração de vagas, recepcionista, auxiliar de limpeza e outros”, explica a coordenadora Fátima Montanha.

Dos 15 funcionários, 5 são funcionários do Município, sendo que um deles atende o Banco da Gente que funciona no mesmo espaço. Entre os 15 funcionários está ainda uma estagiária do Programa Vale Universidade e os demais são funcionários do Estado. Segundo Fátima, atualmente estão cadastradas junto ao CIAT mais de 500 empresas, entre micro, pequenas e de grande porte.

“Nós do CIAT buscamos ampliar nosso contato com as empresas a fim de aumentar o número de vagas”, expôs Fátima.

A média de atendimentos por dia, tanto para quem vai ao local realizar seu cadastro, procurar vagas ou dar entrada no Seguro Desemprego, é de 130 pessoas. De janeiro até julho deste ano o CIAT de Três Lagoas intermediou a colocação de 455 pessoas no mercado de trabalho.

APOIO

Observando a necessidade de disponibilizar mais empregos e colocar mais pessoas no mercado de trabalho, no dia 02 de agosto a coordenadora do CIAT procurou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Luciano Dutra.

Na oportunidade, Fátima Montanha expôs a necessidade de cadastrar algumas indústrias junto ao CIAT e também de buscar maior apoio das qualificações com o Sistema “S” (Senai, Sesc, Senac e outros) com apoio da Prefeitura que também colabora neste quesito oferecendo cursos de qualificação à população.

“Nós sempre recebemos uma atenção excelente da Prefeitura de Três Lagoas. A prefeita Marcia Moura tem nos apoiado e dado todo tipo de aparato que lhe compete e é possível ao Poder Executivo nos dar”, manifestou Fátima Montanha.

Centro Integrado de Atendimento ao Trabalhador de Três Lagoas (CIAT).Foto: Assessoria

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Operação reforça fiscalização no transporte rodoviário durante o Carnaval em MS

Ação da agência estadual intensifica monitoramento em estradas e terminais para garantir segurança dos passageiros

Mega-Sena acumula e prêmio vai a R$ 72 milhões no próximo sorteio

Apostas de Mato Grosso do Sul são premiadas na quadra, incluindo ganhadores em Três Lagoas O concurso 2.923 da Mega-Sena, sorteado na noite de sábado...

Novas regras ampliam segurança do Pix e Senado analisa lei para combater fraudes

Medidas do Banco Central incluem bloqueio automático após denúncia de golpe, enquanto projeto prevê recuperação mais rápida de valores Entraram em vigor neste mês novas...