26.4 C
Três Lagoas
quarta-feira, 18 de fevereiro, 2026

Três Lagoas recebe Fórum Regional de Desenvolvimento

15/08/2013 – Atualizado em 15/08/2013

Evento começa na próxima quinta-feira, 22 de agosto, com capacitações gratuitas.

Por: Fábio Campos

O Fórum Regional de Desenvolvimento – Circuito Costa Leste – chega a Três Lagoas nas próximas quinta e sexta-feira, 22 e 23 de agosto.

O evento, promovido pelas entidades do Sistema “S” (Sebrae, Sistema Fiems, Sistema Fecomércio, Sistema Famasul, Sest Senat e Sistema OCB/MS) e Petrobras, visa aproximar o setor público do empresarial, debater políticas públicas de fomento aos pequenos negócios de diversos segmentos e oferecer capacitações ao público da região.

As atividades são gratuitas e têm início a partir das 8 horas, na sede do Sest Senat da cidade (Av. Ponta Porã 2.640 – Jardim Alvorada). Na abertura, haverá talkshow sobre o desenvolvimento local, com a participação da Prefeitura Municipal, Seprotur e grandes empresas como Petrobras, Eldorado e Fibria.

Logo após, será lançada a Mostra de Projetos e Soluções das instituições realizadoras do Fórum, do Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal. Nela, o público poderá saber quais são as opções oferecidas nas áreas de empreendedorismo, capacitação profissional, acesso ao crédito, cooperativismo, produção no campo, bem-estar; entre outros.

Ainda na quinta-feira acontece às 18 horas a palestra “Inovação e Criatividade – Como fazer diferente sendo excelente”, com Denilson Shikako, especialista em neurociência.

Já o segundo dia é marcado por uma série de palestras que tratam sobre temas como políticas públicas; qualificação da mão de obra; desenvolvimento de fornecedores; inovação e sustentabilidade; acesso a serviços financeiros, cooperação; Consórcios Municipais, compras governamentais; agricultura familiar; logística, e potencialidades da região para receber grandes investimentos.

A palestra conduzida pela Anpei (Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras), encerra a programação falando sobre os caminhos para os pequenos negócios inovarem, transformando ideias em resultados concretos no dia a dia.

A cidade

Três Lagoas está localizada a 338 km da Capital. Com 98 anos de existência, o município possui o quarto maior Produto Interno Bruto (PIB) do estado. A cidade já ultrapassou os 100 mil habitantes, graças aos 33 mil novos moradores acrescidos ao longo da última década.

O território abriga hoje quase 60 indústrias de pequeno, médio e grande porte e, segundo a Junta Comercial do Estado (Jucems), mais de 7 mil empresas estão ativas. Impulsionada pelo setor de celulose, já é responsável por 50% do volume de exportação industrial sul-mato-grossense. Nos últimos oito anos, Três Lagoas recebeu R$ 15 bilhões em investimentos, criando em torno de 15 mil empregos diretos.

Serviço

A programação completa encontra-se em www.desenvolvems.com.br. Apoiam o Fórum Regional de Desenvolvimento – Circuito Costa Leste a Associação Comercial e Industrial de Três Lagoas (ACITL), a Associação dos Municípios do Mato Grosso do Sul (Assomasul), Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Controladoria Geral da União, Prefeitura Municipal de Três Lagoas e Tribunal de Contas do Estado.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Telessaúde amplia acesso a especialistas e reduz filas do SUS em Mato Grosso do Sul

Expansão do tele-ECG, teleconsultas e telediagnóstico fortalece a atenção nos municípios e aumenta resolutividade da rede pública estadual. Com a implantação das bases da saúde...

Homem é preso com 135 frascos de tirzepatida contrabandeados do Paraguai ao tentar fugir da polícia

Suspeito foi abordado em estrada vicinal no Assentamento Itamaraty, em Ponta Porã, e disse que levaria os produtos para revenda em Campo Grande Um homem...

Detran alerta para novos golpes com sites falsos que simulam serviços do órgão em MS

Criminosos criam páginas que imitam o portal oficial para cobrar guias indevidas, tem-se por orientação conferir endereço eletrônico e destinatário antes de pagar