27.3 C
Três Lagoas
domingo, 17 de agosto, 2025

Vereador participará de Audiência Pública sobre situação dos moradores de rua

03/08/2013 – Atualizado em 03/08/2013

Pesquisa mostra que 100% dos moradores de rua da capital desejam ter um local para fazer refeições, dormir e realizar higiene pessoal

Por: Assessoria

Pesquisa realizada pela Ouvidoria do Ministério Público Estadual, revela que 100% dos moradores de rua de Campo Grande desejam ter um local apropriado onde possam fazer refeições, dormir e realizar sua higiene pessoal. O vereador Elizeu Dionizio (PSL), Presidente da Comissão Permanente de Cidadania e Direitos Humanos na Câmara Municipal de Campo Grande – MS participará da Audiência Pública a cerca do tema “Morador em situação de rua”, no dia 16 de agosto às 13h30, na Procuradoria Geral de Justiça.

A convite do Promotor de Justiça e Ouvidor, Celso Antonio Botelho, o vereador irá compor a mesa de abertura da audiência pública, cujo objetivo é divulgar os dados deste levantamento e debater junto a gestores públicos e organizações de cunho social, políticas públicas que possam solucionar a situação de vulnerabilidade dos moradores em situação de rua nesta Capital.

Para o presidente da Comissão de Direitos Humanos, Elizeu Dionizio, discutir este problema social é de extrema relevância para a sociedade. “Esta população que se abriga pelas ruas de nossa Capital, precisa de uma atenção especial. Em situação de vulnerabilidade estes seres humanos necessitam de locais onde possam se recuperar e posteriormente serem inseridos na sociedade com dignidade e tendo condições de prover seu próprio sustento”, observou.

O parlamentar acrescenta que na maioria das vezes, os moradores procuram refúgio em instituições religiosas e Ongs – Organizações Não Governamentais. “Quando está frio, ou estão doentes e com fome, eles procuram nas igrejas um abrigo, no entanto este problema envolve toda a sociedade e juntos devemos buscar soluções para esta triste situação”, enfatizou.

De acordo com dados da pesquisa, mais de 90% dos moradores de ruas são dependentes químicos (uso de álcool e outras drogas), e foi justamente o vício que levou 75% deste montante a se refugiar nas ruas, no entanto, 95% desejam se recuperar. Outro dado relevante mostra que 98% não fazem higiene pessoal, 40% fazem uma refeição por dia e apenas 4% desfrutam das principais refeições (almoço e jantar). Todos os entrevistados desejam um local onde possam se reabilitar.

Serviço – O evento é aberto ao público e as inscrições podem ser feitas pelo e-mail: [email protected] ou diretamente na ouvidoria, sito à rua Presidente Manuel Ferraz de Campos Salles, 214 – Jardim veraneio. Mais informações estão disponíveis no site www.mpms.mp.br.

o vereador Elizeu Dionísio (PSL)vai compor a mesa de abertura da Audiência Pública.Foto: Reprodução

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

PRF apreende mais de 450 kg de drogas escondidas em carga de milho em Três Lagoas (MS)

Os policiais rodoviários federais realizavam fiscalização na BR-262, quando abordaram um conjunto de veículos de carga. Durante a entrevista, o motorista apresentou informações contraditórias...

Três Lagoas convoca aprovados em seletiva para exames e entrega de documentos

Candidatos devem apresentar exames médicos e documentação nas datas previstas; ausência pode resultar em perda da vaga A Prefeitura de Três Lagoas convocou os aprovados...

Benefícios do INSS: confira as datas de pagamento de agosto

Pagamentos começam no dia 25 e seguem ordem tradicional O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) divulgou o calendário de depósitos referente ao mês de agosto de...