15.5 C
Três Lagoas
terça-feira, 8 de julho, 2025

Fibria participa da 1º Semana de Celulose e Papel em Três Lagoas

30/07/2013 – Atualizado em 30/07/2013

O evento será focado no panorama geral da produção de celulose e papel

Por: Roberto Silva

A empresa multinacional de Celulose e Papel, Fibria de Três Lagoas, participa da 1ª Semana de Celulose que será realizado a partir das 19h desta terça-feira (30) no SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial) do município. O evento será estendido até o dia 1º de agosto e será voltado aos estudantes, trabalhadores e também aos interessados em conhecer mais sobre o panorama geral da produção de celulose e papel.

Entre as atividades, serão debatidos assuntos técnicos como eficiência energética, meio ambiente, produção de celulose e papel, segurança em caldeira, entre outros temas.

O gerente-geral industrial da Fibria, Renato Ottoni, ainda durante o evento fará uma apresentação institucional da unidade e irá abordar que para sustentar o aumento da produção, será necessário um contingente maior de profissionais qualificados para o setor.

Recentemente a Fibria conquistou a marca de 5 milhões de toneladas de celulose produzidas em Três Lagoas, considerando a partida da fábrica em 2009. Fato considerado inédito mundialmente, devido ao curto prazo da operação, aliada a alta tecnologia empregada nas operações e a qualificação e empenho das equipes.

O gerente de recuperação química e utilidades, Fernando Raasch Pereira, irá ministrar uma palestra sobre o painel energético por meio da biomassa. A energia elétrica é um insumo de altíssimo custo e para um processo eletricamente intensivo como é o caso da produção de celulose, a não geração interna de energia elétrica necessária ficaria inviável, tornando o mesmo não competitivo.

O ganho contextualizado fica por conta do atendimento da demanda de energia elétrica a partir de combustíveis totalmente renováveis e gerados no próprio processo de produção de celulose a partir de sua matéria- prima que é a madeira.

Desde o início do ano, a Fibria elevou sua produção de energia excedente, após autorização da ANEEL, de 30 para 50 megawatts/hora. Isso se tornou possível a partir de pequenas correções no projeto original da fábrica, possibilitando maior aproveitamento da biomassa sólida gerada no processamento da madeira.

Com isso, a Fibria sai de uma geração de 120 para 140 megawatts/hora, para se ter uma ideia esse excedente seria o suficiente para abastecer uma cidade com cerca de 200 mil habitantes.

A exposição contará pela primeira vez com a participação dos fabricantes de celulose e papel e não como em outras que eram apenas para fornecedores.

Serão debatidos assuntos técnicos como eficiência energética, meio ambiente, produção de celulose e papel, segurança em caldeira, entre outros temas.Foto: Reprodução

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Jacaré ataca cadela na Lagoa Maior e moradores temem risco a crianças

Ataque ocorreu na sexta-feira (4); protetoras resgataram cadela e pedem ação imediata das autoridades Um jacaré atacou uma cadelinha nas margens da Lagoa Maior, em...

Suzano abre vagas exclusivas para pessoas com deficiência em Três Lagoas e Brasilândia

A empresa Suzano, referência global na produção de celulose, está com inscrições abertas para cinco vagas exclusivas para pessoas com deficiência (PCDs) nos municípios...

Câmara Municipal adia sessão ordinária em respeito ao falecimento da ex-vereadora Marlene Martinho

A Câmara Municipal de Três Lagoas informou que a sessão ordinária prevista para esta terça-feira (8) foi adiada para quarta-feira (9), às 8h, em...