17.4 C
Três Lagoas
sábado, 27 de junho, 2026

Prefeitos do interior oferecem duas vezes o próprio salário para conseguir atrair médicos

29/07/2013 – Atualizado em 29/07/2013

Por: Correio do Estado

Como em qualquer leilão, as prefeituras do interior do Mato Grosso do Sul só conseguem contratar médicos na base do “quem dá mais”. Nos municípios do interior do Estado inscritos no programa “Mais Médicos”, do governo federal, tem profissional ganhando até R$ 28 mil, sete vezes mais que o salário que a Prefeitura de Campo Grande vai pagar para médicos temporários, de acordo com reportagem publicada hoje (29), no jornal Correio do Estado.

Quando os municípios abrem concurso público oferecendo menos do que R$ 12 mil de salário não conseguem candidatos. O jeito e partir para a contratação de emergência. Os prefeitos oferecem duas vezes o próprio salário para conseguir atrair os médicos para seus municípios e têm de fazer verdadeira “ginástica” para não cair na ilegalidade, uma vez a Constituição Federal estabelece a remuneração do chefe do Executivo como teto para os salários do servidores municipais.

É o caso do município de Caracol. Com 6 mil habitantes, a cidade tem dois médicos. Um deles, que trabalha todos os dias da semana, ganha R$ 28 mil. O outro, médico de Ponta Porã, recebe R$ 25 mil para ir ao município três vezes na semana. Eles recebem mais que o dobro do salário do prefeito, de R$ 9 mil. Os dois médicos de Caracol trabalham no Programa de Saúde da Família e no hospital da cidade, que é filantrópico. “Este programa é fantástico. Não digo que é o caso dos nosso profissionais daqui, mas os médicos dizem que no interior não tem estrutura para trabalhar, mas se o salário for de 30 mil eles esquecem da estrutura e vem”, critica Viais. A reportagem é de Anahi Zurutuza.

Médica atende bebê em Corumbá.Foto: Assessoria

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Uma das maiores Campanhas do Agasalho já realizadas em Três Lagoas inicia entrega às famílias em situação de vulnerabilidade

A Prefeitura de Três Lagoas iniciou, na tarde desta sexta-feira, 26 de junho, a entrega dos agasalhos e cobertores arrecadados durante a Campanha do...

VÍDEO: Casa do Trabalhador oferecerá vagas e orientação profissional na 1ª Feira da Cidadania

A população de Três Lagoas contará com diversos serviços gratuitos durante a 1ª Feira da Cidadania, que será realizada neste sábado (27), das 7h...

VÍDEO: Misto recebe o Aquidauanense neste sábado em Três Lagoas pela Série B estadual

O Misto Esporte Clube, o Carcará da Fronteira, volta a campo neste sábado (27) pela segunda rodada da Série B do Campeonato Sul-Mato-Grossense de...