25.1 C
Três Lagoas
quarta-feira, 9 de julho, 2025

Auxiliadora realiza exposição ao Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho

27/07/2013 – Atualizado em 27/07/2013

O Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho é comemorado no dia 27 de julho.

Por: Assessoria

O Hospital Auxiliadora realizou na última sexta-feira (26) de julho, uma exposição ao Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho, comemorado no dia 27 de julho. A exposição será um alerta para toda população sobre os cuidados com os acidentes que ocorrem diariamente, em diversas empresas.

Conforme dados da Organização Internacional do Trabalho, os acidentes são a causa da morte de dois milhões de pessoas por ano. Em média quase 270 milhões de acidentes não fatais ocorrem anualmente, sendo 160 milhões de novos casos de doenças ocupacionais. No Brasil, esses números representam 700 mil notificações.

Entende-se como acidente de trabalho o exercício realizado a serviço da empresa ou pelo exercício do trabalho, provocando lesão corporal ou perfuração funcional que cause a morte ou a perda ou redução, permanente ou temporária, da capacidade para o trabalho. No Auxiliadora, os resultados apontados pelo departamento do SESMT – Serviço Especializado em Segurança e Medicina do Trabalho, são satisfatórios. A instituição reduziu o número de acidentes com campanhas internas e ações preventivas constante.

O Hospital conta hoje com dois Técnicos em Segurança do Trabalho e também duas estagiárias. O serviço é coordenado por Willian da Silva e segue as normas da NR – Norma Regulamentadora 32, que diz que empresas com até 500 colaboradores devem ter 2 técnicos em segurança do trabalho.

“Em todas as instituições de saúde as causas mais frequentes de acidentes de trabalho ocorrem por perfurocortantes. Fizemos campanhas, temos a CIPA – Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e realizamos reuniões com enfermeiros e enfermeiras, além de uma semana interna de prevenção. O objetivo está sendo alcançado”, ressalta a Técnica em Segurança do Trabalho, Lucélia Teodoro Matias.

Lucélia conta ainda que caso ocorra um acidente, é feito todo um trabalho e o colaborador é encaminhado para o SCIH – Serviço de Controle de Infecção Hospitalar, que notifica e solicita todos os exames nos funcionários. “Trabalhamos com o grau 3, considerado alto. A nossa vida sem dúvida é muito importante. Temos que buscar diariamente ferramentas de prevenção”, ressalta.

O SESMT realiza ainda identificação nos setores e também participa ativamente nas reuniões da CIPA, composta por 16 membros e da brigada de incêndio.

A exposição contou com EPI´s – Equipamento de Proteção Individual, cartazes, fotos e explicações.

Objetivo da exposição é servir como alerta para a população sobre os cuidados com acidentes ocorridos nas empresas.Foto: Assessoria

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Baixa adesão à segunda dose da vacina contra a dengue preocupa autoridades de Três Lagoas

Mesmo com a vacina contra a dengue disponível nas Unidades de Saúde da Família (USFs) de Três Lagoas desde fevereiro de 2024, a adesão...

PRF apreende 2 toneladas de maconha na BR – 158

Droga seria levada para Belo Horizonte/MG Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu 2 toneladas de maconha e prendeu o homem que transportava a droga, nesta segunda-feira...

Três Lagoas oferece 279 vagas de emprego na Casa do Trabalhador nesta quarta

Parceria entre Prefeitura e Funtrab disponibiliza oportunidades em diversas áreas – confira locais, contatos e horários para se candidatar A Casa do Trabalhador de Três Lagoas...