20.8 C
Três Lagoas
quinta-feira, 15 de maio, 2025

Empresa não tem o dever de indenizar empregado por acidente no trabalho

25/07/2013 – Atualizado em 25/07/2013

Por: Ricardo Trota

O Tribunal Regional do Trabalho da Segunda Região manteve decisão da juíza da 70ª Vara do Trabalho de São Paulo e julgou improcedente o pedido de indenização da mãe de um empregado que perdeu a vida em um acidente do trabalho. O ponto fundamental da decisão foi a conclusão de que diante da culpa exclusiva da vítima, descabe responsabilizar a empregadora e demais terceiros envolvidos no acidente.

O advogado Ricardo Trotta, sócio-fundador do Ricardo Trotta Sociedade de Advogados, que defendeu a empresa que locou o equipamento, Grupo Tensor Equipamentos S/A, salienta que nos casos em que fica provada a ausência de cautela do empregado, não há como responsabilizar o empregador, pois a culpa da vítima na esfera criminal não é diversa na esfera trabalhista. Trotta ainda que salienta que o elevador funcionou de maneira eficaz e o operador procedeu de acordo com os ditames legais.

O laudo do Instituto de Criminalística atestou que o elevador atende as exigências elencadas nas normas nacionais (NR 18) e normas internacionais (ANSI A.10.90). “Os exames comprovaram que todos os dispositivos de segurança, assim como o elevador cremalheira e seus controles atuavam normal e eficiente. Além disso, o laudo também apontou que o operador do elevador cremalheira estava com toda a documentação pertinente à função em ordem e a vítima, após estacionar seu trolley no centro daquela laje, deslocou-se para o à beirada do prédio por onde efetivamente caiu.

Empresa não tem a obrigação de indenizar funcionário por acidente de trabalho. Foto: Divulgação.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

MS inicia entrega de cartões da busca ativa de benefício

Desde 17 de março, mais de 2,1 mil visitas da busca ativa foram realizadas nos 79 municípios sul-mato-grossenses, como parte da iniciativa de erradicar a extrema pobreza.

Suinocultura impulsiona economia de MS e vira referência nacional

A cadeia movimenta 129 empresas, gera cerca de 32 mil empregos diretos e já produziu 315 mil toneladas de carne suína neste ano, com projeção de crescimento de 10% para 2025.

Confira as vagas de emprego disponíveis nesta quinta-feira

As vagas são atualizadas diariamente, portanto, fique de olho e não perca a oportunidade de conquistar uma nova colocação profissional!