22 C
Três Lagoas
sexta-feira, 2 de maio, 2025

Merkel diz que 2012 será difícil, mas que há motivos para se ter confiança

Internacional – 31/12/2011 – 13:12

A chanceler alemã Angela Merkel afirma em um discurso de ano novo (ao qual a AFP teve acesso antecipado), que um ano difícil está por vir, particularmente para a zona do euro, mas que “há boas razões para que as pessoas se mantenham confiantes”.

“O próximo ano será sem dúvida mais difícil do que 2011, mas a Alemanha está se saindo bem”, diz o discurso de Merkel, que deve ser transmitido sábado à noite.

Merkel disse que 2011 foi marcado por grandes transformações, como a Primavera Árabe e pelo desastre nuclear de Fukushima no Japão, que inclusive levou a Alemanha a implantar o projeto de eliminar gradativamente a energia nuclear até 2022.

Sobre a crise europeia, Merkel afirma que “todos estão em alerta”.

Em seu discurso, a dama de ferro da Alemanha faz ainda uma defesa dos valores defendidos pela Europa, nos últimos 50 anos: “paz, liberdade, justiça, direitos humanos e da democracia”, diz.

Europa, diz Merkel, foi crescendo durante esta crise, mesmo que o caminho para superá-la continua sendo longo e certamente não será percorrido sem contratempos. “No final deste caminho, no entanto, a Europa irá emergir mais forte do que quando entrou”.

Merkel ressalta ainda que a competitividade econômica do país sofreu menos do que os seus parceiros europeus, com a taxa de desemprego em particular, no seu mais baixo nível em 20 anos.

A economia alemã deverá crescer em 2012 entre 0,5 e 1,0%, num desempenho muito inferior aos 3% esperados em 2011.

Um estudo levantado pelo instituto Allensbach e publicado na quinta-feira mostra que, de fato, 49% dos alemães estão otimistas para 2012, contra 17% que se declararam pessimistas e 26% tidos como céticos.

Os resultados atraíram a atenção porque ao longo dos últimos 12 anos da pesquisa, o número de otimistas superou o total de pessimistas e céticos em apenas quatro ocasiões.

Fonte: POP

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

iPhones com iOS antigo perderão acesso ao WhatsApp na próxima semana

A partir da próxima segunda-feira (5), o WhatsApp deixará de funcionar em iPhones com iOS inferior à versão 15.1. O aplicativo também não é...

Ataque com canivete deixa jovem em estado grave durante evento em Três Lagoas

Três pessoas foram esfaqueadas no Balneário Municipal durante torneio de pesca na noite desta sexta-feira, 02, onde agressor segue foragido e Polícia Civil investiga o caso.

Carro desgovernado derruba semáforo em avenida próximo à Rodoviária em Três Lagoas

Motorista com sinais de embriaguez colidiu violentamente em cruzamento movimentado e precisou ser algemado após comportamento agressivo.