20.5 C
Três Lagoas
sexta-feira, 8 de agosto, 2025

Assentados bloqueiam BR-163 por tempo indeterminado

22/07/2013 – Atualizado em 22/07/2013

Assentados bloqueiam rodovia BR-163 por tempo indeterminado

Por: Midia Max

Cerca de 150 pessoas estão fechando os dois lados da BR-163 entre Bandeirantes e São Gabriel do Oeste. Eles são moradores dos assentamentos Matão, Patativa do Assaré, Nova Alvorada, Agripinga, Agroban, Nova Esperança e Itaqui e reivindicam melhorias como água potável, estradas, casas e recursos para investir na terra.

Mais ônibus trazendo cerca de outras 150 pessoas estão sendo aguardados no local. Polícia Rodoviária Federal já foi avisada pelos membros do Movimento Sem Terra e acompanham o fechamento da pista, que, segundo os assentados, permanecerá durante todo o dia.

“No assentamento Matão, onde eu moro, tomamos água de uma lagoa e tem muita gente doente. Recebemos a terra, mas não recebemos condições de sobrevivência”, contou Oduvaldo Alves da Silva, assentado há dois anos.

Segundo o assentado, os moradores também não tem luz elétrica e acesso a créditos agropecuários para investir na plantação e sobreviver da venda dos produtos.

O Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra-MS), responsável pela distribuição de terras pela reforma agrária no país, informou que o ouvidor agrário local, Sidney Ferreira, conversou com os manifestantes do Mãtão e Patativa do Assaré, dos quais o instituto é responsável e informou que providências só serão tomadas após a liberação da pista.

O Incra-MS se colocou à disposição de conversar em um reunião com os representantes, na sede em Campo Grande, mesmo uma longa reunião já ter ocorrido na semana passada entre a presidenta nacional substituta do Incra, Erika Galvani e os líderes de todos os assentamentos.

Os manifestantes desta segunda-feira (22) afirmaram ao ouvidor que não estavam sabendo desta reunião e por isso a iniciativa de um novo bloqueio hoje.

Os outros assentamentos citados na matéria são de responsabilidade do Estado, por meio da Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer). A assessoria de imprensa não foi encontrada para comentar o fato, mas o contato continua sendo tentado. (Matéria alterada às 11h26 para acréscimo de informações)

Os moradores reivindicam melhorias como água potável, estradas, casas e recursos para investir na terra.Foto: Divulgação

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Nova Alvorada do Sul, Brasilândia e Bandeirantes terão atendimento noturno em unidades de saúde

O Governo de Mato Grosso do Sul, por meio da SES (Secretaria de Estado de Saúde), homologou três municípios que aderiram ao Programa Horário...

Citricultura continua forte com suco de laranja fora do tarifaço de Trump

A exclusão do suco de laranja brasileiro da nova tarifa de 50% anunciada pelo ex-presidente dos EUA, Donald Trump, trouxe alívio imediato para uma...

“Bolsonaro é alvo de vingança, não de justiça”, diz deputado Luiz Ovando em entrevista à Caçula FM

Deputado sul-mato-grossense pelo PP reforçou apoio à ex-presidente e pede pacificação política