21.3 C
Três Lagoas
segunda-feira, 22 de junho, 2026

Brasileiro gasta mais com supérfluos do que com alimentos em 2011

Economia – 14/02/2012 – 17:02

Com emprego garantido e o aumento na renda, o consumidor brasileiro, proporcionalmente, gastou mais com produtos supérfluos do que com alimentos em 2011, segundo números da Pesquisa Mensal do Comércio divulgada nesta terça-feira (14) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

O segmento de móveis e eletrodomésticos foi o que mais cresceu no ano passado, com alta de 16,6% nas vendas, enquanto o comércio de alimentos aumentou tímidos 4% no mesmo período.

Além do bom momento para o trabalhador, com aumento na geração de emprego com carteira assinada, o comportamento dos preços nos dois setores e a oferta de crédito ajudam a explicar esse resultado, na avaliação do IBGE.

De acordo com a pesquisa, o preço dos alimentos subiu 5,4% nos últimos 12 meses de acordo com o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), impactado pela alta das matérias-primas básicas (commodities) e também por fatores climáticos, como secas e enchentes, que provocaram aumento nos preços de legumes e hortaliças.

Em contrapartida, os preços dos eletroeletrônicos, que integram o segmento móveis e eletrodomésticos, ficaram mais atraentes ao longo do ano passado.

Assim, a soma de preços atraentes, manutenção do emprego, aumento na renda dos trabalhadores e oferta de crédito fez com que, proporcionalmente, o brasileiro gastasse menos com as compras de alimentos no mercado.

Ou seja, uma vez garantida a alimentação, o consumidor vai em busca dos bens considerados supérfluos. Segundo o gerente da Coordenação de Serviços e Comércio do IBGE, Reinaldo Pereira, é o momento em que as pessoas vão trocar a TV de tubo por uma LCD ou de LED, ou mesmo as substituições de um computador convencional por um laptop, por exemplo.

  • Os preços ajudaram bastante, assim como o crédito. Além disso, o aumento da renda e a estabilidade no emprego fizeram com que as pessoas se comprometessem mais com financiamentos e crediários. Isso, com certeza, ajudou bastante.

Para Pereira, o bom resultado nas vendas de eletroeletrônicos também foi impactado por uma “demanda reprimida” por esse tipo de produto graças à ascensão de parte da população para a classe média.

De acordo com o IBGE, foi a primeira vez que o comércio de móveis e eletrodomésticos teve mais peso do que as vendas de alimentos e bebidas que, historicamente, costumam representar o maior volume no comércio varejista.

Os móveis e eletrodomésticos representaram quase metade (45,6%) do resultado total das vendas, enquanto o setor de hipermercados foi responsável por cerca de um terço (27,3%) do volume do varejo em 2011.

Brasileiro antecipa compras de Natal

Na comparação mês a mês, as vendas no varejo subiram apenas 0,3% em dezembro do ano passado, mesmo com as compras do Natal. Segundo o economista Reinaldo Pereira, o resultado, no entanto, não pode ser considerado fraco, pois muitos consumidores anteciparam as compras de fim de ano em novembro, mês em que as vendas aumentaram 1,2%.

  • As pessoas têm antecipado as compras exatamente para não encarar os shoppings e lojas naquele tumulto do final de ano. O Natal, na verdade, não foi fraco. É preciso fazer a junção desses dois meses.

Também houve alta nas vendas de artigos farmacêuticos e de produtos médicos, ortopédicos e de perfumaria, que cresceram 9,7% na comparação anual.

Para o IBGE, ainda não é possível mensurar os impactos da redução do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) na linha branca nas vendas, assim como as medidas tomadas pelo governo federal para desestimular a compra de carros importados.

Fonte: R7

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Criança de 10 anos morre após sofrer descarga elétrica em propriedade rural de Ribas do Rio Pardo.

Uma tragédia foi registrada na tarde deste domingo (21) em uma propriedade rural na região de Ribas do Rio Pardo. Uma criança de 10...

SETURC abre inscrições para curso gratuito de fotografia em Três Lagoas

A Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura (SETURC), está com inscrições abertas para o curso gratuito “Fotografia Básica...

Três Lagoas garante novos investimentos e anuncia pacote de obras em infraestrutura, saúde e habitação

A manhã de sábado, 20 de junho, foi marcada por importantes entregas e anúncios de investimentos para Três Lagoas. O evento, realizado na Feira...