20.5 C
Três Lagoas
domingo, 16 de novembro, 2025

Qualidade da água de assentamentos são analisadas pela FUNASA

18/07/2013 – Atualizado em 18/07/2013

Água de assentamentos são analisadas pela FUNASA

Por: Assessoria

Na última quinta-feira (11), a Fundação Nacional de Saúde de Mato Grosso do Sul (FUNASA) enviou a bióloga do Serviço de Saúde Ambiental (Sesam), Carla Grellmann para fazer coletas de amostras de água nos assentamentos Jaburu e Bebedouro, em Nova Alvorada do Sul (MS), em apoio a uma solicitação da prefeitura do município.

O objetivo é atender à portaria 2.914/2011, que dispõe sobre os procedimentos de controle e de vigilância da qualidade da água para consumo humano e seu padrão de potabilidade, com a análise dos parâmetros de pH, turbidez e cor, sólidos totais dissolvidos e oxigênio dissolvido, e também os parâmetros bacteriológicos para detectar a presença ou ausência de coliformes totais, e da bactéria Escherichia Coli, e avaliar assim, a qualidade da água para consumo da população dos assentamentos.

Para o Superintendente da FUNASA de MS, Pedro Teruel, esse trabalho é muito importante para melhorar as condições dos assentados. “A análise da água faz parte da saúde preventiva, e é algo necessário para que essas pessoas tenham melhor qualidade de vida. O trabalho em conjunto com a Prefeitura de Nova Alvorada do Sul também é fundamental para que obtenhamos melhores resultados”.

Após a análise, com os resultados obtidos, será feito um laudo e também um relatório, que serão enviados para a prefeitura de Nova Alvorada do Sul.

Outros municípios de Mato Grosso do Sul que queiram solicitar a análise da água podem encaminhar ofício à Superintendência da FUNASA de MS.

objetivo da análise é verificar a qualidade da água coletada nos diversos pontos dos dois assentamentos.Foto: Assessoria

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

OAB-MS move ação civil pública e cobra responsabilidade de empresas sobre golpe do “falso advogado”

Secretário-geral e corregedor da OAB-MS, Luiz René Gonçalves do Amaral destacou que MS já registrou mais de 1,200 denúncias do golpe e defendeu a criação de mecanismos rápidos para derrubar perfis falsos e proteger a população.

Secretário de Administração fala sobre jornada reduzida de seis horas dos servidores em Três Lagoas

Jardel Matos explicou em entrevista à Caçula FM que o novo modelo visa ampliar o atendimento ao público até as 18h e melhorar a qualidade de vida dos servidores municipais, sem redução salarial.

Coordenador do SEST SENAT fala sobre realização de 3ª Corrida e Caminhada em Três Lagoas

Luciano Carrelo destacou sobre evento, que acontece no dia 23 de novembro, com ações sociais e serviços gratuitos na Lagoa Maior.