24.7 C
Três Lagoas
terça-feira, 28 de abril, 2026

José ar Ana Varela é o novo presidente do CTA da FAPESP

Geral – 14/02/2012 – 17:02

Governador de São Paulo nomeia o professor do Instituto de Química da Unesp para exercer a função de diretor-presidente do Conselho Técnico-Administrativo da Fundação

O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, nomeou, no dia 10 de fevereiro, o professor José Arana Varela para exercer a função de diretor-presidente do Conselho Técnico-Administrativo (CTA) da FAPESP. O decreto foi publicado no dia seguinte no Diário Oficial do Estado de São Paulo.

A vaga estava aberta em decorrência do falecimento do professor Ricardo Renzo Brentani no dia 29 de novembro de 2011. Em dezembro, o Conselho Superior da FAPESP realizou a eleição da lista tríplice para a escolha do diretor-presidente do CTA, que foi composta por Varela, José de Souza Martins e Hugo Aguirre Armelin.

Varela é primeiro docente da Unesp a assumir o cargo de diretor-presidente do CTA da FAPESP. Foi membro do Conselho Superior da FAPESP de 2004 a 2010 e seu vice-presidente de 2007 a 2010. Participa como pesquisador principal e coordenador em Inovação do Centro Multidisciplinar de Desenvolvimento de Materiais Cerâmicos, um Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPID) da FAPESP.

É professor titular do Instituto de Química da Universidade Estadual Paulista (Unesp), campus de Araraquara, e diretor da Agência Unesp de Inovação.

É pesquisador 1 A do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e presidente da Sociedade Brasileira de Pesquisa em Materiais (SBPMat).

Varela é graduado em Física pela Universidade de São Paulo (USP), com mestrado em Física pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e doutorado em Ciência de Materiais pela University of Washington.

É membro do Conselho Superior de Inovação e Competitividade da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) e da Sociedade Brasileira de Física, membro fellow da American Ceramic Society e membro da Materials Research Society, ambas nos Estados Unidos.

Recebeu vários prêmios e honrarias, entre as quais o Prêmio Epsilon de Ouro, da Sociedade Espanhola de Cerâmica e Vidro, e o Prêmio Scopus Elsevier, pela sua contribuição para a ciência no Brasil.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Em depoimento, músico admite ter matado Vanessa Ricarte com facada no peito

Em depoimento, Caio César Nascimento diz que crime aconteceu após discussão, culpa álcool e nega outros crimes durante audiência

Solidariedade e Saúde: Governo de MS e HCAA inauguram nova ala com 32 leitos em Campo Grande

Em um passo decisivo para o fortalecimento da rede pública de saúde, o Governo de Mato Grosso do Sul e o Hospital de Câncer...

Filho adotivo ameaça matar parentes e diz ter ligação com facção criminosa em Três Lagoas

Caso foi registrado na última sexta-feira, 24, no bairro Jardim Primaveril e registrado na DEPAC