29.8 C
Três Lagoas
quinta-feira, 21 de agosto, 2025

Santa Casa negocia convênio para equipamento de radioterapia

05/07/2013 – Atualizado em 05/07/2013

Por: Tribuna MS

A Santa Casa de Campo Grande está em fase de negociação com o Ministério da Saúde para receber o acelerador linear, equipamento para o tratamento da radioterapia, que foi recusado em 2011 pela junta interventora do hospital na época. Nesta sexta-feira (5), o presidente da Associação Beneficente, Wilson Teslenco, informou que o prazo para início deste convênio é de aproximadamente um ano.

Teslenco disse que um representante do Instituto Nacional do Câncer (Inca) deve se reunir com a diretoria da Santa Casa na próxima semana em Campo Grande para negociar o formato de convênio com o Ministério da Saúde.

Atualmente, o serviço de radioterapia da Santa Casa é terceirizado pela clínica Neorad. A empresa é do médico Adalberto Siufi, investigado na Operação Sangue Frio da Polícia Federal. Segundo o diretor, cerca de 90 pacientes são atendidos por mês pela Santa Casa para o tratamento do câncer.

Teslenco explica que, no ano passado, o Ministério da Saúde ofereceu um acelerador linear para o tratamento do câncer na Santa Casa, mas na época o hospital recusou o aparelho e optou por manter o contrato de serviço terceirizado com a empresa Neorad. Segundo o diretor do hospital, o contrato com a Neorad é no valor de R$ 120 mil por mês e entrou em vigência em agosto de 2011.

O presidente afirmou que o prazo para implantação desse serviço deve ser de um ano e após a implantação o contrato com a Neorad será encerrado. “Tendo um serviço próprio não se justifica ter um serviço terceirizado”, afirmou. Enquanto isso, segundo Teslenco, o tratamento dos pacientes será feito pela Neorad.

Terceirizados

Atualmente, a Santa Casa mantém 135 contratos com empresas terceirizadas e cerca de 50 desses contratos são convênios e parcerias, o que não gera custo para o hospital. Ainda segundo a diretoria da Santa Casa, apenas 52 contratos são ligados a área da saúde, os demais são de outros serviços. A atual direção da Santa Casa assumiu o hospital há cerca de um mês.

o presidente da Associação Beneficente, Wilson Teslenco, informou que o prazo para início deste convênio é de aproximadamente um ano.Foto: G1/MS

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

2º Batalhão da Polícia Militar deflagra Operação Força Total em Três Lagoas e região

Ação nacional reforça segurança e marca os 30 anos do Conselho Nacional de Comandantes Gerais das PMs Nesta quinta-feira, 21 de agosto, o 2º Batalhão...

Prefeitura de Três Lagoas realiza recapeamento de 1,9 km na Rua Egídio Thomé

Obra abrange cerca de 18 mil m² e melhora acesso ao Distrito de Jupiá A Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Diretoria de Serviços...

AABB conquista título do Campeonato Municipal de Voleibol Feminino 2025

Equipe venceu a APAS por 2 sets a 0 na grande final realizada no Ginásio Municipal “Cacilda Acre Rocha” Na noite desta quarta-feira, 21 de...