03/07/2013 – Atualizado em 03/07/2013
Por: Tribuna MS
Alheia à crise que afeta a Pasta governamental, a Secretaria de Estado de Saúde, divulgou um novo Boletim Epidemiológico com informações prestadas até o dia 28 de junho e nele, as informações de certa formas são preocupantes em função do crescimento do número de pessoas com suspeitas ou já com o vírus da gripe H1N1, conhecida como a gripe suína, conhecida cientificamente como influenza.
Conforme as informações contidas no boletim, até o momento o estado tem registrado 219 pessoas com suspeita da infecção da gripe. Outro dado alarmante é que em oito dias, os casos aumentaram em 18,3%, sendo que no caso da gripe H1N1 são 11 pessoas contaminadas e no caso da gripe H3N2, são outras 11 pessoas.
Do total de 219 pessoas conforme conta no boletim, apenas na Capital do Estado, são 108 casos suspeitos e dos quais, quatro confirmados com a gripe H1N1 e outras seis confirmações da H3N2.
No interior do Estado, a situação não é também das melhores tanto que 12 casos foram confirmados, sendo um em Três Lagoas, com H1N1, em Sonora, são quatro casos, Aquidauana e Aparecida do Taboado, também tem um caso registrado. No caso da gripe H3N2, Sidrolândia tem um dado alarmante, pois são quatro casos registrados e em Maracaju, um caso. Em Sidrolândia ainda, aparecem mais 23 pessoas com suspeitas da gripe, que até o momento foi a responsável por dois óbitos apenas na Capital sendo que mais cinco mortes continuam sendo investigadas e outra em Nova Andradina. Os laudos dessas mortes ainda não foram concluídos.
