21.8 C
Três Lagoas
sexta-feira, 18 de julho, 2025

STF volta a julgar Lei da Ficha Limpa

Política – 13/02/2012 – 18:02

Os ministros do STF (Supremo Tribunal Federal) vão analisar a validade da lei da Ficha Limpa nas eleições deste ano na quarta-feira. O julgamento já tinha sido iniciado, mas foi interrompido em dezembro, quando o ministro Antonio Dias Toffoli pediu vista do processo.

Na quarta-feira, o julgamento recomeça com a apresentação do voto de Toffoli. Até agora, já foram registrados dois votos favoráveis à aplicação imediata da lei da Ficha Limpa.

Um deles foi do relator, o ministro Luiz Fux, que votou pela legalidade, mas quis alterar partes do texto relativas aos casos em que o político renuncia para não perder o mandato. Depois, voltou atrás. O outro voto a favor da medida foi do ministro Joaquim Barbosa, que reforçou a necessidade de moralização na política brasileira.

Três entidades acionaram o STF para que nas eleições de 2012 não haja problemas como em 2010, quando muitos políticos ficha-suja conseguiram assumir mandatos por decisão judicial. O STF determinou que a lei, aprovada em 2010, só poderia seria aplicada depois de um ano em vigor.

Além da aplicação da lei, os ministros também deverão analisar outros questionamentos. A OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) pediu uma declaração de constitucionalidade dos pontos da medida, enquanto o PPS deseja que a lei seja aplicada a fatos anteriores à sua edição.

O Conselho Nacional dos Profissionais Liberais também acionou o Supremo e quer a anulação da regra que torna o candidato inelegível por oito anos.

A Lei da Ficha Limpa é resultado de um projeto popular apoiado por mais de 1,6 milhão de eleitores. A proposta visa melhorar o perfil dos candidatos. De acordo com a lei, não podem se candidatar pessoas com condenações por órgãos colegiados.

Fonte: band.com.br

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Saúde oferece capacitação em feridas para profissionais da Atenção Básica

Nos dias 16 e 17 de julho, A Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), em parceria com o...

Prefeitura de Três Lagoas regulamenta transposição de regime dos ACS e ACE

Decreto nº 1.328 estabelece regras para mudança do regime celetista para estatutário; servidores devem entregar documentação até o prazo previsto.

Três Lagoas convoca aprovados para cargo de médico cardiologista no concurso de 2021

Exames admissionais e entrega de documentos estão marcados para 28 de julho A Prefeitura de Três Lagoas publicou nesta sexta-feira (18) a Resolução nº 021/2025,...