36.2 C
Três Lagoas
sexta-feira, 22 de agosto, 2025

77% dos alunos do 9º ano em Campo Grande já ingeriram álcool

20/06/2013 – Atualizado em 20/06/2013

Por: G1/MS

Os alunos campo-grandenses do 9º ano do ensino fundamental que já experimentaram bebida alcoólica totalizam 77%, conforme o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O percentual equivale a 9,8 mil estudantes dessa etapa, considerando o total de 12,7 mil em Campo Grande.

Os dados integram a segunda edição da Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (PeNSE), realizada pelo IBGE em 2012 a partir de convênio com o Ministério da Saúde, com o apoio do Ministério da Educação. A publicação apresenta resultados sobre fatores de risco e proteção à saúde dos adolescentes e informações básicas das escolas.

A análise das características começa com dados sobre gênero, tipo de escola e faixa etária. Do total de estudantes do 9º ano na capital sul-mato-grossense, 6,5 mil são do sexo masculino e 6,2 mil, do feminino. No quesito dependência administrativa da escola, 11,1 mil estudam em escola pública e 1,6 mil, em estabelecimento particular. Com relação à idade, 39% têm 14 anos, 26%, 13 anos, 17,7%, 15 anos e 17%, 16 anos ou mais.

O consumo de álcool foi analisado também dentro de cada gênero. Segundo o levantamento, entre os garotos, 75,2% experimentaram bebida alcoólica alguma vez, índice pouco menor que os 79,1% entre as alunas. Ainda com relação à ingestão de álcool, 78,2% dos estudantes de escola particular experimentaram; em estabelecimentos públicos, o percentual é de 77%.

No questionamento sobre quem experimentou cigarro alguma vez, a resposta de 37,1% dos alunos do 9º ano foi afirmativa. Entre os meninos, 36,7% disseram que já fumaram e entre as garotas, o índice de afirmação chega a 37,5%. Sobre o uso de outros produtos de tabaco, 12,9% informaram que já usaram alguma vez.

Percentual bem próximo teve o questionamento sobre os alunos do 9º ano que usaram drogas ilícitas alguma vez: 11,3%. Os índices de gênero chegaram a 12,3% (masculino) e 10,3% (feminino).

A PeNSE constatou ainda que 81,7% dos alunos do 9º ano não trabalham, enquanto 15,9% trabalham e recebem e 2,4% trabalham e não recebem.
Direção de veículo e vida sexual

Outras características levantadas pela pesquisa são direção de veículo motorizado e relação sexual. Conforme o IBGE, 28,3% dos estudantes campo-grandenses do 9º ano dirigiram nos 30 dias anteriores, a maioria entre 13 e 15 anos de idade – o que é proibido pela legislação brasileira. Entre os garotos, índice de 39,6%; entre as meninas, 16,5%.

36% afirmaram que tiveram relação sexual alguma vez, de acordo com a pesquisa. No sexo masculino, o percentual chegou a 44,6%; no feminino, 27%.

Segundo o levantamento, entre os garotos, 75,2% experimentaram bebida alcoólica alguma vez, índice pouco menor que os 79,1% entre as alunas.Foto: Divulgação

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Três Lagoas vive fim de semana decisivo no esporte com finais de três campeonatos municipais

Basquete, vôlei e futebol movimentam atletas e torcedores em diferentes pontos da cidade Três Lagoas será palco de uma verdadeira maratona esportiva neste fim de...

Motorista causa acidente ao tentar acessar rua no Santos Dumont

Colisão entre Fiat Uno e Volkswagen Voyage terminou sem feridos, mas gerou danos materiais e será analisada pela Justiça

Nattan troca MS por RS e vira meme em Três Lagoas

Cantor erra estado ao anunciar show na 35ª Festa do Folclore; vídeo viraliza e gera piadas e críticas nas redes sociais Na noite de quinta-feira...