20.7 C
Três Lagoas
terça-feira, 6 de maio, 2025

Obras de estradas rurais e pontes são vistoriadas

11/06/2013 – Atualizado em 11/06/2013

Obras de restauração de estradas rurais e pontes são vistoriadas

O diretor do Departamento de Desenvolvimento Rural (DDR), Agamenon Alves de Oliveira, da Secretaria Municipal de Infraestrutura, Transporte e Habitação de Três Lagoas, esteve visitando e vistoriando parte das obras de restauração e manutenção de estradas e pontes da zona rural de Três Lagoas, na última quinta-feira (6).

Grande parte dessas obras visitadas está concluída e outras encontram-se em fase final de execução, como é o caso da nova ponte sobre o Córrego Lagoa Azul, no acesso à Fazenda Berrante de Ouro, a mais de 100 km distante do centro urbano.

O Córrego Lagoa Azul nasce na Fazenda Santa Terezinha e deságua no Córrego do Pombo, percorrendo uma distância de uns 18 km, desde a cabeceira.

A antiga ponte, há décadas construída e atualmente deteriorada e sem condições seguras de trafegabilidade, por determinação da prefeita Marcia Moura (PMDB), está sendo substituída por uma nova, mais segura e com melhores condições de segurança.

Esta nova obra da Administração da prefeita Marcia Moura (PMDB), com investimentos acima de R$ 184 mil refere-se a uma nova ponte de madeira reforçada, com 18,5m de extensão e 4,5m de largura.

Por ocasião da visita do diretor do DDR, acompanhado do coordenador da equipe, Marco Dantas, um grupo de servidores estava concluindo as obras de aterro das cabeceiras e sinalização da estrada que dá acesso à nova ponte, a TL-02.

O acesso a esta ponte, nas proximidades das cabeceiras, “para dar mais segurança aos veículos que trafegam por aqui, foi reforçado com cascalho, para dar mais consistência e durabilidade a esta obra”, explicou o diretor do DDR.

“Além desta nova ponte, neste ano de 2013, realizamos serviços de pintura e manutenção de outras 12 pontes, para dar segurança ao nosso transporte escolar da zona rural e às famílias dos produtores rurais”, observou o diretor do DDR.

Com a criação do DDR, na nova administração da prefeita Marcia Moura, “estamos nos estruturando com pessoal e maquinário para darmos assistência contínua e necessária a todos que usam nossas estradas e pontes, pensando principalmente no transporte escolar rural e na melhor qualidade de vida dos que trabalham e vivem no campo”, comentou Agamenon.

ESTRADAS

Na manutenção e restauração das estradas rurais, a Prefeitura de Três Lagoas vem executando continuados serviços de nivelamento do leito das estradas, aterros que se fazem necessários, caixas de reserva e desvio das águas pluviais para conter a erosão e a formação de lagoas e buracos, explicou Agamenon.

“Em sua Administração, a prefeita Marcia Moura, ao criar o DDR, determinou que déssemos atenção especial à manutenção das nossas pontes e estradas, porque as famílias que residem e trabalham na zona rural merecem atenção e respeito”, voltou a comentar Agamenon.

A primeira obra visitada e conferidos os trabalhos ali realizados foi a Estrada da Piaba, no trecho de 33 km, até à Fazenda Toca do Jacaré. Esta estrada rural parte da BR-262, na altura do km 55.

A segunda visita foi vistoriar os serviços de restauração e pintura da ponte sobre o Córrego Pombo Verde, na estrada que dá acesso à Fazenda Paraíso e Fazenda Pombo Verde, entre outras propriedades rurais.

Entre as demais visitas de vistoria e acompanhamento de obras na zona rural, Agamenon esteve na Ponte sobre o Córrego Pombinho, também restaurada e pintada. Este córrego, de beleza natural preservada e água limpa e transparente na maioria de seu percurso, nasce na Fazenda Triunfo e deságua no Córrego do Pombo, numa extensão de uns 13 km, como informou Marco Dantas.

A Prefeitura de Três Lagoas também restaurou por completo grande parte da estrada que dá acesso à nova ponte sobre o Córrego Lago Azul, num trecho de mais de 18km, desde o acesso da BR-262(altura do km 95) à TL-02.

Uma outra obra importante é a restauração da TL- 02, em toda a sua extensão e, notadamente, no trecho do Bar da Marca Quatro até à divisa territorial rural com o município de Água Clara, num percurso de quase 10 km.

Esse trecho, que parte da MS-377, estrada pavimentada que liga a BR-262 (Água Clara) a Inocência e dá acesso à Fazenda Fortaleza e Fazenda Nipak, “há mais de 16 anos que não recebia qualquer tipo de serviços da Prefeitura de Três Lagoas e estava abandonado”, comentou Agamenon.

Por: Assessoria

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Comemoração dias das Mães

No ultimo domingo dia 04 aonteceu no templo da Loja Maçônica Regente Feijó IV  uma Sessão Aberta para comemoração dos Dias das Mães conduzida ...

Brasil prevê alta de 2,7% na safra de café em 2025

A produção de café no Brasil deve crescer 2,7% na safra de 2025, alcançando 55,7 milhões de sacas, segundo a Conab. Se confirmado, será...

Comemoração dias das Mães

No ultimo domingo dia 04 aonteceu no templo da Loja Maçônica Regente Feijó IV  uma Sessão Aberta para comemoração dos Dias das Mães conduzida ...