23.3 C
Três Lagoas
sexta-feira, 27 de março, 2026

Vai construir?

07/06/2013 – Atualizado em 07/06/2013

Vai construir ?

Por: Helio Morales

Sonho de ter seu próprio espaço, equilibrar as finanças da família sem aluguel. É preciso muita calma nesta hora para realização deste desejo.

Não se pode delegar a “entendidos” informações sobre compra do terreno ou mesmo elaboração de projeto.

Escolher um bom local para morar faz toda diferença, investir um pouco mais neste quesito é decisivo na valorização do imóvel. Se a compra deste lote for intermediada por corretor de imóveis credenciado, muitos dissabores poderão ser evitados. Certidões deverão ser solicitadas em cartórios e prefeitura, terão de requerer demarcação do terreno, escriturar a propriedade e registra-la no cartório de registro de imóveis, este profissional deverá orienta-lo

Contratar um engenheiro ou arquiteto a principio parece um gasto exagerado, mas é seguramente o melhor procedimento para o sucesso desta empreitada. Elaborar um bom projeto não é tarefa para leigos. Existem muitos princípios técnicos e regras a serem observadas na construção de uma obra esteticamente harmônica, e que atenda as necessidades proposta pela família, além dos aspectos legais como obrigação de responsabilidade técnica.

Esquadro, nível e prumo serão ferramentas constantes até o término da construção, não se pode pensar em alicerce, paredes, telhado, rede interna de esgoto sem estes instrumentos.

Definir cotas de níveis e demarcar todas as medidas previstas no projeto deverá ser de responsabilidade do profissional que o elaborou. Todos os passos seguintes dependerão destes procedimentos.

O momento crucial desta empreitada é a escolha de um experiente construtor. Checar suas credenciais, visitar obras realizadas, colher informações sobre sua idoneidade podem evitar dissabores imensos no decorrer da obra. Afinal contrato mal elaborado com gente boa termina bem, a recíproca não é verdadeira.

Não é uma tarefa fácil para quem constrói pela primeira vez. Todo cuidado e planejamento são necessários. Mesmo com previsão orçamentaria, os recursos sempre serão insuficientes para o término da edificação.

Poucos terminarão suas obras sem algumas dívidas.

Mas todo esforço vale a pena, o simples gesto de acender uma lâmpada, ou mesmo abrir uma torneira na sua nova residência, não tem preço.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Polícia Civil prende homem por violência doméstica e tráfico de drogas

Suspeito tentou fugir pelo telhado e foi flagrado com entorpecentes, balanças e celular da vítima A Polícia Civil, por meio da Delegacia de Atendimento à...

Trator de empresa de Três Lagoas se envolve em acidente fatal na zona rural entre Paranaíba e Cassilândia

Equipamento despencou em ribanceira, onde operador foi encontrado sem vida após operação de resgate em área de difícil acesso.

Túnel da antiga NOB é reaberto e resgata memória histórica de Três Lagoas

Espaço simbólico volta a funcionar como passagem e patrimônio cultural, ligando passado e presente da cidade.