21.8 C
Três Lagoas
quarta-feira, 20 de agosto, 2025

Tabagismo é principal causa de óbito evitável no mundo

Saúde – 31/05/2013 – 10:05

Responsável pela morte de 10 mil pessoas por dia, o tabagismo é a principal causa de óbitos evitáveis no mundo. Para alertar a população sobre os malefícios do cigarro e estimular que o fumante abstenha-se do cigarro, a Organização Mundial de Saúde instituiu todo 31 de maio como o Dia Mundial de Combate ao Tabagismo. Em Mato Grosso do Sul, um projeto de lei propõe a extinção dos “fumódromos”, espaços destinados a fumantes nos estabelecimentos comerciais.

O projeto de lei utiliza, como justificativa, estudos que apontam que leis mais restritivas contra o fumo são capazes de promover mais benefícios à saúde, como a redução de 15% das hospitalizações por ataque cardíaco, no período de um ano. Outro ponto destacado pelo projeto é a redução de gastos com a saúde pública, referentes a internações e tratamento de doenças em decorrência do fumo. 

A presidente da Comissão de Direito à Saúde da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Mato Grosso do Sul (OAB/MS), Flavia Cristina Roberto Proença, destaca a preocupação da Seccional com o risco do tabagismo à saúde dos cidadãos. “O aperfeiçoamento da Legislação Federal e Estadual com vistas à redução dos males do tabagismo, seja ele passivo ou não, são evoluções bem vindas que refletem na qualidade de vida de todos e influenciam drasticamente na redução dos custos em relação ao tratamento de pacientes com enfermidades desencadeadas pelo consumo do tabaco e derivados”, finaliza.   

Flavia lembra ainda que a fumaça do cigarro não atinge somente quem fuma, mas também acomete doenças ao “fumante passivo”, aquele que inala a fumaça por conviver com um fumante. A chance de um fumante passivo sofrer um infarto chega a aumentar 24% do que em uma pessoa que não seja exposta ao cigarro. 

De acordo a advogada, no ano de 2012, por meio da Comissão de Meio Ambiente (Comam), foi divulgada a petição pública Brasil+Verde: jardins e praças livres do tabaco. “O objetivo era a aprovação de uma lei antitabaco que proíba eficazmente a exposição à fumaça do tabaco em áreas abertas, como jardins, praças, parques infantis, áreas destinadas à práticas esportivas e lazer”, explica.  

Fonte: Assessoria de Comunicação

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Jovem é preso após tentativa de furto e ameaça com faca em Três Lagoas

Um jovem de 20 anos foi preso na noite desta terça-feira (19) após ser surpreendido durante uma tentativa de furto em um barracão localizado...

Inep divulga resultado de recursos para atendimento especializado na PND

Mais de 1,1 milhão de candidatos estão inscritos na primeira edição da prova, que será aplicada em 26 de outubro

Amanda Nodari destaca inovação como motor do setor florestal em Três Lagoas

Especialista da Dexco ressalta a importância da conexão entre empresas e startups para o futuro da silvicultura brasileira O Evolution – Encontro de Inovações e...