Saúde – 30/05/2013 – 14:05
A Organização Mundial da Saúde (OMS) pediu nesta quarta-feira (29) aos governos para que proíbam qualquer tipo de publicidade promovida pela indústria de cigarros, incluindo as formas alternativas como a promoção de eventos esportivos e a aparição de cigarros em filmes ou séries, que buscam seduzir os jovens.
Proibir a publicidade, a promoção e os patrocínios (das marcas) de cigarro é uma das melhores formas de evitar que os jovens comecem a fumar, disse em entrevista coletiva o diretor do departamento de Prevenção de Doenças Não Transmissíveis da OMS, Douglas Bettcher.
O pedido ocorre devido ao Dia Mundial Sem Tabaco, que será comemorado na próxima sexta-feira (31) e que focará a necessidade de vetar toda promoção ou publicidade do tabaco, táticas de venda da grande indústria às quais estão expostos 78% dos jovens de todo o mundo, entre 13 e 15 anos.
Um terço dos jovens que experimentam o cigarro fazem isso como consequência das estratégias de publicidade promovidas pela indústria, insistiu Bettcher, que acrescentou que a maioria dos consumidores de tabaco apresenta forte dependência antes dos 20 anos.
Indústria persuasiva
O dirigente da OMS explicou que a indústria do tabaco é persuasiva e sabe que a promoção do produto é uma das formas mais efetivas de criar novos viciados, especialmente entre a faixa juvenil, as mulheres e nos países em vias de desenvolvimento.
Mas nós sabemos que a proibição da publicidade é a melhor forma de reduzir o consumo de tabaco. Por isso é necessário um veto total da publicidade, promoção e patrocínio, e não só parcial, declarou.
Bettcher afirmou que o problema surge quando alguns países impossibilitam um tipo de publicidade e a indústria do tabaco busca formas mais alternativas, como oferecer cigarros de graça a adolescentes em espaços de lazer, brindes com logotipos de marcas desses produtos ou a aparição de artistas fumando na televisão.
Nesse sentido, o especialista deixou claro que a Convenção-Quadro contra o Tabaco, adotada em 2003 e ratificada por 176 países que representam 88% da população, é muito explícita quando inclui a proibição total de qualquer tipo de publicidade.
OMS quer evitar que mais jovens passem a fumar ao pedir a proibição das propagandas de cigarro (Foto: Felipe de Souza/Divulgação PMAR)
Fonte: Bem Estar