36.3 C
Três Lagoas
quarta-feira, 20 de agosto, 2025

OMS pede a governos que lutem contra a publicidade de cigarros

Saúde – 30/05/2013 – 14:05

A Organização Mundial da Saúde (OMS) pediu nesta quarta-feira (29) aos governos para que proíbam qualquer tipo de publicidade promovida pela indústria de cigarros, incluindo as formas alternativas como a promoção de eventos esportivos e a aparição de cigarros em filmes ou séries, que buscam seduzir os jovens.

Proibir a publicidade, a promoção e os patrocínios (das marcas) de cigarro é uma das melhores formas de evitar que os jovens comecem a fumar, disse em entrevista coletiva o diretor do departamento de Prevenção de Doenças Não Transmissíveis da OMS, Douglas Bettcher.

O pedido ocorre devido ao Dia Mundial Sem Tabaco, que será comemorado na próxima sexta-feira (31) e que focará a necessidade de vetar toda promoção ou publicidade do tabaco, táticas de venda da grande indústria às quais estão expostos 78% dos jovens de todo o mundo, entre 13 e 15 anos.

Um terço dos jovens que experimentam o cigarro fazem isso como consequência das estratégias de publicidade promovidas pela indústria, insistiu Bettcher, que acrescentou que a maioria dos consumidores de tabaco apresenta forte dependência antes dos 20 anos.

Indústria persuasiva

O dirigente da OMS explicou que a indústria do tabaco é persuasiva e sabe que a promoção do produto é uma das formas mais efetivas de criar novos viciados, especialmente entre a faixa juvenil, as mulheres e nos países em vias de desenvolvimento.

Mas nós sabemos que a proibição da publicidade é a melhor forma de reduzir o consumo de tabaco. Por isso é necessário um veto total da publicidade, promoção e patrocínio, e não só parcial, declarou.

Bettcher afirmou que o problema surge quando alguns países impossibilitam um tipo de publicidade e a indústria do tabaco busca formas mais alternativas, como oferecer cigarros de graça a adolescentes em espaços de lazer, brindes com logotipos de marcas desses produtos ou a aparição de artistas fumando na televisão.

Nesse sentido, o especialista deixou claro que a Convenção-Quadro contra o Tabaco, adotada em 2003 e ratificada por 176 países que representam 88% da população, é muito explícita quando inclui a proibição total de qualquer tipo de publicidade.

OMS quer evitar que mais jovens passem a fumar ao pedir a proibição das propagandas de cigarro (Foto: Felipe de Souza/Divulgação PMAR)

 

Fonte: Bem Estar

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Jovem é preso após tentativa de furto e ameaça com faca em Três Lagoas

Um jovem de 20 anos foi preso na noite desta terça-feira (19) após ser surpreendido durante uma tentativa de furto em um barracão localizado...

Inep divulga resultado de recursos para atendimento especializado na PND

Mais de 1,1 milhão de candidatos estão inscritos na primeira edição da prova, que será aplicada em 26 de outubro

Amanda Nodari destaca inovação como motor do setor florestal em Três Lagoas

Especialista da Dexco ressalta a importância da conexão entre empresas e startups para o futuro da silvicultura brasileira O Evolution – Encontro de Inovações e...