31.3 C
Três Lagoas
domingo, 21 de dezembro, 2025

Computadores superpoderosos na Campus Party

Geral – 12/02/2012 – 10:02

Uma das maiores atrações da Campus Party Brasil, maior feira de tecnologia do mundo, é o campeonato de “Casemod”, no qual os campuseiros – participantes que acampam no evento – inscrevem seus computadores. A prática “geek” consiste em modificar o gabinete de um PC e transformá-lo de uma caixa sem graça em uma supermáquina. Nas mãos dos talentosos artistas nerds, os computadores ficam irreconhecíveis.

O termo “Casemod” é originado da língua inglesa, formado pela junção de duas palavras em inglês que significam “caixa” e “modificação”. O hobbie, que virou moda por aqui, transforma todos os anos o saguão da Campus Party em uma enorme exposição de arte geek.

Este ano, na competição, existem dois candidatos fortes, um super-herói e um supervilão. Quem fez a incrível máquina com o busto do Coringa, vilão das histórias do Batman, foi Maciel Barreto, que veio de Itajuípe, interior da Bahia. Para ele, o objetivo é mostrar que o computador pode ser muito mais do que uma caixa preta. “Escolhi o Coringa com o objetivo de chocar e mostrar que essa máquina é muito mais potente do que um computador comum”, conta.

Talvez o único competidor que seria páreo para o Coringa seja o Homem de Ferro em tamanho natural, que já virou uma estrela, aparecendo em fotos no Facebook de centenas de campuseiros. “Já perdi até a voz, de tanta gente que vem falar comigo, mas não ligo”, conta o criador Alexandre Ferreira de Souza. “Também não me importo com a competição, o importante é interagir, conhecer pessoas e divulgar meu trabalho”, diz o analista de suporte e artista plástico, que levou 10 meses e gastou R$ 5 mil na construção de seu case.

Bruno Garcia, desenhista industrial, escolheu a famosa máscara de Guy Fawkes, símbolo das novas revoluções digitais e dos “Anonymous”, comunidade on-line descentralizada e responsável por dezenas de protestos. “Eles estão em alta”, diz Bruno, que jura não fazer parte do grupo. “Não participo do Anonymous, mas se participasse não ia contar”, ri o desenhista de 25 anos.

Outros heróis que pintaram este ano foram o Lanterna Verde, no computador de Luís Henrique Nihues, que veio do Mato Grosso do Sul, e o Capitão América, feito por Douglas Cunha, do Rio de Janeiro.

Apesar da competição dura, no quesito elegância o case do comerciante Omar Majzoub dá um show. O tema escolhido foi o filme “O Poderoso Chefão” (1972). “Todo mundo gosta do filme e mesmo quem não gosta conhece”, explica Omar, participante das cinco edições.

Últimos dias de evento com atividades grátis

Quem quiser visitar a Campus Party 5 deve correr. O evento acaba neste domingo e oferece dezenas de atividades gratuitas na Zona Expo. As atrações envolvem desde estandes de empresas, que expõem suas novidades tecnológicas, espaços de projetos sociais, oficinas de inclusão digital, até palestras e sorteios de prêmios. Além do Campus Futuro, que tem a proposta de mostrar as novidades tecnológicas. Ali, os visitantes poderão conferir produtos, projetos e pesquisas, demonstradas pelos artistas e desenvolvedores.

Além disso, os curiosos podem jogar videogames, usar a internet e participar de diversas atividades interativas.

Para os geeks que não vão poder comparecer ao evento, existe uma solução: a Campus Live, que transmite ao vivo, no site www.campus-party.com.br, as principais atrações . O espectador, além de acompanhar, pode participar das atividades através das redes sociais. “Nosso objetivo é permitir que um número maior de pessoas tenha acesso ao conhecimento disponível aqui”, conta a Diretora de Marketing da Futura Networks do Brasil, Daniela Costa, responsável pela realização da Campus Party 2012.

A Zona Expo é gratuita, fica aberta das 10h às 21h até este domingo, no Centro de Exposições Anhembi, na Avenida Olavo Fontoura.

Fonte: diariosp.com.br

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Enquanto muitos cobram limpeza, alguns moradores ainda jogam lixo e móveis nas ruas de Três Lagoas

Flagrantes de descarte irregular, como no bairro Santa Rita, mostram que parte da população também contribui para a sujeira na cidade.

Colisão entre caminhões deixa trânsito lento na BR 158

Acidente registrado na tarde deste sábado envolveu dois veículos de carga, onde apesar do impacto, ninguém ficou ferido.

2ºBPM realiza confraternização em Três Lagoas e momento emocionante marca evento

Solenidade reuniu autoridades municipais, estaduais e federais, e contou com um pedido de casamento surpresa feito por sargento do GETAM, emocionando os presentes.