16.2 C
Três Lagoas
quarta-feira, 27 de agosto, 2025

África do Sul incentiva turismo em região do povo zulu, seu maior grupo étnico

Internacional – 23/05/2013 – 10:05

Em 2014, a África do Sul comemora os 20 anos do fim do apartheid (regime de segregação racial) e, nesse momento de celebração da liberdade e democracia, o país pretende aumentar o número de turistas na região dominada pelo povo zulu, seu maior grupo étnico. A Província de KwaZulu-Natal, terra do atual presidente sul-africano, Jacob Zuma , foi o principal foco do Indaba 2013, feira de turismo realizada em Durban na semana passada.

De acordo com Marthinus van Schalkwyk, ministro do Turismo sul-africano, 9,2 milhões de visitaram o país em 2012. Mesmo com a ressaca pós-Copa do Mundo, a África do Sul conseguiu aumentar o número de turistas no último ano em 10,2%, contra os 4% da média global.

“Isso não caiu no nosso colo”, disse van Schalkwyk durante a cerimônia de abertura do evento. “Tivemos de trabalhar mais do que nunca para sustentar esse crescimento e encorajar os viajantes a atuar nessa semente de inspiração que plantamos por meio de ações de marketing e fortalecimento de marca.”

Parte do resultado atingido se deve ao fato de que a visão global sobre a África do Sul mudou após a Copa do Mundo de 2010, quando o país se mostrou capaz de receber turistas com uma estrutura exemplar. “Ganhamos reconhecimento no mundo como um destino quente, amigável e acessível para megaeventos”, explicou o ministro.

Destino de praia

Para incentivar a chegada de novos turistas, a África do Sul aposta em promover sua herança cultural e também belezas naturais, além das já conhecidas Cidade do Cabo e Johanesburgo.

Uma das metas do país é transformar KwaZulu-Natal no principal destino de todo o continente africano para o turista que procura praias. A região também é rica em reservas para fazer safáris e bastante conhecida entre aventureiros que gostam de montanhas.

“Nosso plano tem uma meta ambiciosa para 2030 e mira manobrar a indústria regional de turismo para uma trajetória de desenvolvimento”, afirmou Michael Mabuyakhulu, membro do Conselho Executivo de Desenvolvimento Econômico de KwaZulu-Natal.

Segundo Ndabo Khoza, CEO de Turismo em KwaZulu-Natal, a província está colocando em prática uma estratégia de marketing com o objetivo de promover sua “maior marca”, o Reino Zulu. O País trabalha atualmente em uma campanha veiculada pela National Geographic e CNN, além de fazer ações online por meio do Facebook, Expedia e TripAdvisor.

Mercados individuais

A África do Sul também colocará em prática neste ano sua tática de marketing baseada em hubs, ou pontos estratégicos, de acordo com o crescimento de mercados individuais. O Brasil, por exemplo, mandou mais de 70 mil turistas para o país em 2012 e o número tende a crescer.

Por conta disso, São Paulo ganhará nos próximos meses seu próprio escritório da South African Tourism, agência responsável por promover o turismo na África do Sul – a filial brasileira cuidará inclusive de ações em toda América do Sul.

Também está prevista a abertura de dois novos voos de Guarulhos para Johanesburgo, e um voo direto do Rio de Janeiro para Johanesburgo, pela South African Airways, única companhia aérea que conecta o Brasil e a África do Sul atualmente.

Fonte: IG

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Emissão de RG enfrenta altos índices de ausência e reprovações em Três Lagoas

Chefe do Núcleo de Identificação Civil, perita Cristiane Correia, pede mais comprometimento da população

Vereadora Sirlene Pereira propõe campanha inédita sobre aneurisma cerebral

Projeto alerta sobre riscos do aneurisma cerebral e promove prevenção e orientação à população

Colisão frontal entre caminhão-baú e carreta de calcário mata duas pessoas na BR 262

Acidente mobilizou PRF e Bombeiros, onde trânsito segue lento e desviado na região do Bálsamo, entre Campo Grande e Ribas do Rio Pardo