11.3 C
Três Lagoas
sábado, 19 de julho, 2025

Gramado sintético e altitude ajudam novatos sobreviventes da Libertadores

Esporte – 22/05/2013 – 13:05

Entre os oito times classificados para as quartas de final da Libertadores 2013 , dois chamam a atenção por disputarem a competição pela primeira vez: o Tijuana, do México, e o Real Garcilaso, do Peru. Os clubes foram fundados em 2007 e em 2009, respectivamente, e têm mais do que a ascensão meteórica em comum. Ambos se tornam adversários muito difíceis de serem superados quando atuam em casa graças às pecularidades dos estádios em que jogam.

O empate sem gols com o Palmeiras , no duelo de ida pelas oitavas de final, acabou com o aproveitamento perfeito do Tijuana dentro de casa na Libertadores. Antes disso, o atual campeão do Torneio Apertura do México tinha ganhado todos os três compromissos que fez como mandante na fase de grupos, incluindo o triunfo por 1 a 0 que acabou com a série de 16 jogos de invencibilidade do Corinthians na competição.

Naquela ocasião, os corintianos reclamaram bastante daquela que é a principal característica do estádio Caliente, casa do Tijuana. “O campo sintético é estranho, difícil. Quando você cai no chão, acaba se ralando muito. Estou bastante ralado. O pior é que não gosto de jogar de calça, só de calção”, disse o goleiro Cássio. Os palmeirenses também criticaram o gramado quando atuaram por lá. “Não pareceu, mas tivemos muitas dificuldades. No primeiro tempo, eu estava um pouco perdido com o quique da bola. Depois, melhorou”, afirmou o atacante Vinícius.

Os times que enfrentam o Real Garcilaso na condição de visitante também costumam encarar um problema complicado de se superar: ao invés do gramado, a localização. Isso porque o estádio Inca Garcilaso de la Vega fica na cidade de Cusco, onde a altitude é de 3.400m.

Getty Images

Real Garcilaso: estreante na Libertadores, time peruano joga a uma altitude de 3.400m

Em 2012, o Real Garcilaso perdeu uma única vez como mandante. Neste ano, o vice-campeão peruano já realizou 11 jogos dentro do seu estádio. Venceu sete, empatou três e perdeu um, o que representa um aproveitamento de 72,7%. Na Libertadores, porém, o desempenho não chega a impressionar: foram duas vitórias, um empate e uma derrota em casa. Para o primeiro confronto pelas quartas de final, contra o Santa Fé, o time espera conseguir mostrar mais na competição a força doméstica que tem exibido nos últimos meses. “Um clube não é nada sem sua torcida fanática. Queremos fazer com que nosso adversário realmente se sinta visitante”, disse o atacante Víctor Ferreira ao jornal peruano El Comercio .

Rápida ascensão

A rapidez com que alcançaram resultados expressivos chama a atenção na história dos dois clubes. O Real Garcilaso nasceu em 2009. Dois anos depois, venceu a Copa do Peru e conquistou vaga na primeira divisão do país. Em 2012, disputou a decisão nacional com o Sporting Cristal. Perdeu, mas o vice-campeonato garantiu a estreia na Libertadores.

“O clube deu um salto impresionante e se tornou reconhecido após somente três anos”, disse Víctor Ferreira, atacante paraguaio que se juntou à equipe peruana nesta temporada. “Hoje em dia, quando falam sobre o Real Garcilaso, as pessoas conhecem”, completou.

O Tijuana conquistou acesso à primeira divisão do México em 2011, quatro anos depois de ser fundado. Logo no segundo ano na elite, conquistou o título nacional. Na Libertadores, tem mostrado por que foi considerado o time mais violento da Liga Mexicana. A média de 21,1 faltas cometidas por jogo é a maior da competição.

É importante ressaltar, porém, que o Tijuana contou com apoio de dirigentes ligados ao narcotráfico e sites de apostas para chegar onde chegou. Jorge Hank Rhon, presidente de honra do clube, e pai do mandatário em exercício, Jorge Alberto Hank Inzunza, tem histórico de investigações por narcotráfico na fronteira com os Estados Unidos e já foi preso por conta destas relações.

Fonte: IG

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Atingidos por golpe do INSS buscam ressarcimento em agências dos Correios

Descontos indevidos atingiram beneficiários em todo o País; Correios fazem atendimento gratuito e sem necessidade de ação judicial Cerca de 30 mil sul-mato-grossenses, entre aposentados...

Fiocruz alerta: casos graves de infecção respiratória ainda preocupam, apesar de queda

Boletim InfoGripe mostra que crianças pequenas são as mais afetadas e influenza A é principal causa de mortes entre idosos O número de casos de...

Saúde oferece capacitação em feridas para profissionais da Atenção Básica

Nos dias 16 e 17 de julho, A Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), em parceria com o...