30.8 C
Três Lagoas
domingo, 22 de fevereiro, 2026

Gramado sintético e altitude ajudam novatos sobreviventes da Libertadores

Esporte – 22/05/2013 – 13:05

Entre os oito times classificados para as quartas de final da Libertadores 2013 , dois chamam a atenção por disputarem a competição pela primeira vez: o Tijuana, do México, e o Real Garcilaso, do Peru. Os clubes foram fundados em 2007 e em 2009, respectivamente, e têm mais do que a ascensão meteórica em comum. Ambos se tornam adversários muito difíceis de serem superados quando atuam em casa graças às pecularidades dos estádios em que jogam.

O empate sem gols com o Palmeiras , no duelo de ida pelas oitavas de final, acabou com o aproveitamento perfeito do Tijuana dentro de casa na Libertadores. Antes disso, o atual campeão do Torneio Apertura do México tinha ganhado todos os três compromissos que fez como mandante na fase de grupos, incluindo o triunfo por 1 a 0 que acabou com a série de 16 jogos de invencibilidade do Corinthians na competição.

Naquela ocasião, os corintianos reclamaram bastante daquela que é a principal característica do estádio Caliente, casa do Tijuana. “O campo sintético é estranho, difícil. Quando você cai no chão, acaba se ralando muito. Estou bastante ralado. O pior é que não gosto de jogar de calça, só de calção”, disse o goleiro Cássio. Os palmeirenses também criticaram o gramado quando atuaram por lá. “Não pareceu, mas tivemos muitas dificuldades. No primeiro tempo, eu estava um pouco perdido com o quique da bola. Depois, melhorou”, afirmou o atacante Vinícius.

Os times que enfrentam o Real Garcilaso na condição de visitante também costumam encarar um problema complicado de se superar: ao invés do gramado, a localização. Isso porque o estádio Inca Garcilaso de la Vega fica na cidade de Cusco, onde a altitude é de 3.400m.

Getty Images

Real Garcilaso: estreante na Libertadores, time peruano joga a uma altitude de 3.400m

Em 2012, o Real Garcilaso perdeu uma única vez como mandante. Neste ano, o vice-campeão peruano já realizou 11 jogos dentro do seu estádio. Venceu sete, empatou três e perdeu um, o que representa um aproveitamento de 72,7%. Na Libertadores, porém, o desempenho não chega a impressionar: foram duas vitórias, um empate e uma derrota em casa. Para o primeiro confronto pelas quartas de final, contra o Santa Fé, o time espera conseguir mostrar mais na competição a força doméstica que tem exibido nos últimos meses. “Um clube não é nada sem sua torcida fanática. Queremos fazer com que nosso adversário realmente se sinta visitante”, disse o atacante Víctor Ferreira ao jornal peruano El Comercio .

Rápida ascensão

A rapidez com que alcançaram resultados expressivos chama a atenção na história dos dois clubes. O Real Garcilaso nasceu em 2009. Dois anos depois, venceu a Copa do Peru e conquistou vaga na primeira divisão do país. Em 2012, disputou a decisão nacional com o Sporting Cristal. Perdeu, mas o vice-campeonato garantiu a estreia na Libertadores.

“O clube deu um salto impresionante e se tornou reconhecido após somente três anos”, disse Víctor Ferreira, atacante paraguaio que se juntou à equipe peruana nesta temporada. “Hoje em dia, quando falam sobre o Real Garcilaso, as pessoas conhecem”, completou.

O Tijuana conquistou acesso à primeira divisão do México em 2011, quatro anos depois de ser fundado. Logo no segundo ano na elite, conquistou o título nacional. Na Libertadores, tem mostrado por que foi considerado o time mais violento da Liga Mexicana. A média de 21,1 faltas cometidas por jogo é a maior da competição.

É importante ressaltar, porém, que o Tijuana contou com apoio de dirigentes ligados ao narcotráfico e sites de apostas para chegar onde chegou. Jorge Hank Rhon, presidente de honra do clube, e pai do mandatário em exercício, Jorge Alberto Hank Inzunza, tem histórico de investigações por narcotráfico na fronteira com os Estados Unidos e já foi preso por conta destas relações.

Fonte: IG

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Prefeitura de Três Lagoas homologa licitações para compra de medicamentos e controle de pragas em escolas

Contratos somam mais de R$ 108 mil e atendem áreas da Saúde e Educação do município

Projeto acelera recuperação da Mata Atlântica e reduz tempo de crescimento das espécies pela metade

Iniciativa na Bahia combina seleção genética e manejo para criar florestas mais resilientes às mudanças climáticas Uma iniciativa de restauração florestal na Mata Atlântica, desenvolvida...

Hospital Regional de MS mantém indicador máximo em segurança do paciente pelo quarto ano seguido

Unidade é referência estadual em alta complexidade e reforça qualidade no atendimento para moradores de Três Lagoas e região