33.4 C
Três Lagoas
sábado, 27 de abril, 2024

Comunidade de Brasilândia participa da 4ª Conferência Municipal da Cidade

Geral – 17/05/2013 – 09:05

O evento discutiu propostas e elegeu delegados que representarão o município na Conferência Estadual das Cidades, que será em Campo Grande (MS).

Na manhã desta quinta-feira (16), o município de Brasilândia recebeu a 4ª Conferência Municipal da Cidade, com o tema: “Quem muda a cidade somos nós: Reforma Urbana Já!”. O evento contou com a presença do Prefeito Jorge Diogo (PT); do vice-presidente da Câmara de Vereadores, Antônio José da Silva; do Presidente da Comissão Preparatória Municipal, o Secretário Municipal de Administração Waldemar Firmino de Campos e da Representante da Coordenação Estadual da Conferência das Cidades, Eva Maria Silveira.

Na ocasião, o vice-presidente da Câmara de Vereadores ressaltou a importância da Conferência na qual tem a finalidade de ouvir os anseios da população para a melhoria da cidade. “Este é o momento em que todos podem contribuir para dar suas propostas em querer o desenvolvimento do nosso município de forma sustentável”, ressaltou.

O Prefeito Jorge Diogo enfatizou que esta é uma grande oportunidade em discutir as situações da realidade do município. “Antes tudo era definido lá de cima e agora com estas conferências houve uma reversão, ou seja, o estudo é feito primeiramente nos municípios e aí sim é levado para a esfera Estadual e depois Federal. Aqui serão levantadas as necessidades para que façamos a construção da nossa cidade dentro de sua realidade. Que nós façamos desta conferência, um debate para que saia algo consolidado e levar isso para a Conferência Estadual”, ressaltou.

O Presidente da Comissão Municipal lembrou de sua participação em outras conferências da cidade já realizadas em Brasilândia e pediu para que o convidados aproveitem o máximo possível de sua participação no evento. “Nós temos que propor mudanças e isso será feito por meio dos debates, analisando os problemas que serão elencados e sairemos daqui com propostas e quiçá alguma delas possa chegar até a Conferência Nacional”, disse.

E na sequência, Eva, que também representou o Secretário de Estado de Habitação e das Cidades, Carlos Marun, apresentou uma palestra com o seguinte tema: “A importância do Sistema Nacional de Desenvolvimento Urbano e as prioridades para o período de 2014 a 2016”.

Na palestra, Representante da Coordenação Estadual da Conferência das Cidades falou sobre as ações que serão realizadas em base da 5ª Conferência Nacional das Cidades, que será ainda neste ano em Brasília e as principais necessidades que deverão ser vista pelos participantes do município para a elaboração das propostas.

E logo após os grupos discutiram os cinco eixos temáticos da conferência: Eixo 1 – Participação e Controle Social no Sistema Nacional de Desenvolvimento Urbano (SNDU); Eixo 2 – Fundo Nacional de Desenvolvimento Urbano – FNDU; Eixo 3 – Instrumentos e Políticas de Integração Intersetorial e Territorial; Eixo 4 – Políticas de Incentivo à Implantação de Instrumentos de Promoção e Função Social da Propriedade e Eixo 5 – Prioridades Municipais para a Política de Desenvolvimento Urbano no período de 2014 a 2016.

No período da tarde ainda haverá a apresentação das propostas dos eixos elencados e por fim, a nomeação dos delegados para a Conferência Estadual que será em Campo Grande previsto no segundo semestre deste ano.

Fonte: Assessoria de Comunicação / Divulgação

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Informalidade de empregadas domésticas aumentou após pandemia

Dia Nacional das Trabalhadoras Domésticas é comemorado neste sábado Depois que engravidou, em 2018, a empregada doméstica piauiense Clemilda Alves chegou a temer o futuro....

Morador denuncia despejo de esgoto em terreno no JK

Água parada, segundo o denunciante, já estaria com larvas do Aedes aegypti, além do mau cheiro.

Novo começo: Ex-usuária busca mudança de vida e deixar vício

Camila busca recomeçar, onde busca agora um emprego e também deixar seu passado para trás.