23.2 C
Três Lagoas
sábado, 14 de fevereiro, 2026

Comissão da OAB/MS acompanha projeto que trata de destinação da vinhaça

Política – 16/05/2013 – 10:05

A Comissão de Assuntos Agrários e Agronegócios da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Mato Grosso do Sul (OAB/MS), irá acompanhar o andamento do Projeto de Lei nº 00073/2013, da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, que trata do armazenamento, distribuição e aplicação da vinhaça gerada pelas atividades sucroalcooleiras do Estado. Na reunião dessa semana, os membros nomearam o advogado Pedro Puttini Mendes, membro da Comissão, como interlocutor da discussão. 

Os advogados já se reuniram com representantes da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul (Famasul) para tratar do assunto, que também vem sendo acompanhado pela Comissão de Meio Ambiente (Comam) da Seccional. “Com todo o material e esclarecimentos da atual situação obtidos na reunião e contando ainda com o trabalho conjunto da COMAM, que já possui equipe integrada e atuante, buscamos emitir parecer jurídico sob a ótica do agronegócio em todos os setores envolvidos”, explica Puttini.

Segundo o advogado, o intuito é de colaborar no equilíbrio e eficácia do projeto de lei proposto pelo deputado Laerte Tetila, que será indispensável “considerando a falta de uma normativa completa que possa abranger desde o licenciamento, utilização, descarte, aproveitamento e fiscalização da vinhaça”, acrescenta o advogado. 

Quando descartado de forma inadequada, o resíduo pode causar graves danos ambientais e também colaborar com a proliferação da mosca dos estábulos, que tem atacado diretamente os animais bovinos, ocasionando perda na produtividade do rebanho e queda na produção leiteira.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Conselho Tutelar se pronuncia após denúncias envolvendo criança no Centro de Três Lagoas

Mirian Herrera afirmou que Conselho tem atuado no caso e relatou ameaças durante abordagens relacionadas ao fato, registrado na última quarta-feira

Motorista morre após carreta boiadeira tombar na BR 158 em Três Lagoas

Cabine foi esmagada com o impacto, onde carga de gado se espalhou pela pista e mobilizou PRF e Corpo de Bombeiros

‘Dom’ morre após confronto com a Força Tática no Novo Oeste

Guilherme Josué Pena Alves, de 19 anos chegou à ser socorrido, mas morreu ao dar entrada no Hospital Auxiliadora