24.7 C
Três Lagoas
domingo, 17 de agosto, 2025

Bactérias ajudam a combater obesidade e diabetes, diz estudo

Saúde – 15/05/2013 – 12:05

Um estudo constatou que a bactéria intestinal Akkermansiamuciniphila tem o poder de queimar gorduras e ajuda a melhorar os níveis de açúcar no sangue. A partir disso, os especialistas acreditam que a descoberta pode auxiliar em novos tratamentos médicos para combater a obesidade e a diabetes tipo 2. As informações são do jornal britânico Daily Mail.

A descoberta sugere que os alimentos que estimulam a produção dessas bactérias no sistema digestivo podem contribuir com a perda de peso mais acelerada do que por meio de dietas restritivas e até mesmo do que fazendo exercícios.

Os testes foram feitos em ratos diabéticos e obesos, que sofriam de deficiência da Akkermansiamuciniphila. Após serem alimentados com estimulantes desta bactéria benéfica, os animais elevaram o nível ao considerado normal, tendo seu metabolismo acelerado. Eles também sofreram menos inflamação e reduziram sua resistência à insulina, um sintoma de diabetes tipo 2.

A quantidade de substâncias químicas chamadas endocanabinoides também subiu, de acordo com os resultados publicados na Proceeding sof the National Academy of Sciences. Ao contrário de probióticos – produtos de bactérias vivas que contribuem com a flora saudável para o intestino -, os pré-bióticos não substituem as bactérias, mas ajudam a alimentar e manter os níveis de bactérias “boas” no trato digestivo. Pré-bióticos são uma forma de gás natural, amido digerível encontrado em pequenas quantidades na banana, cebola, alho-poró, aspargo e alcachofra, entre outros alimentos.

Mais benefícios

Os pesquisadores disseram ainda que os resultados indicam que a Akkermansiamuciniphila poderia desempenhar um papel-chave na função da barreira intestinal, inflamação metabólica e armazenamento de gordura. Eles sugerem que as bactérias podem ser utilizadas para desenvolver tratamentos de prevenção à obesidade e seus distúrbios metabólicos associados.

“Estes resultados também proporcionam uma base racional para o desenvolvimento de um tratamento que utiliza este colonizador humano para a prevenção ou tratamento da obesidade e suas desordens metabólicas associadas”, afirmou o com o professor Patrice Cani, da Universidade Católica de Leuven, na Bélgica.

Fonte: Correio do Estado

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

PRF apreende mais de 450 kg de drogas escondidas em carga de milho em Três Lagoas (MS)

Os policiais rodoviários federais realizavam fiscalização na BR-262, quando abordaram um conjunto de veículos de carga. Durante a entrevista, o motorista apresentou informações contraditórias...

Três Lagoas convoca aprovados em seletiva para exames e entrega de documentos

Candidatos devem apresentar exames médicos e documentação nas datas previstas; ausência pode resultar em perda da vaga A Prefeitura de Três Lagoas convocou os aprovados...

Benefícios do INSS: confira as datas de pagamento de agosto

Pagamentos começam no dia 25 e seguem ordem tradicional O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) divulgou o calendário de depósitos referente ao mês de agosto de...