24.8 C
Três Lagoas
quarta-feira, 4 de fevereiro, 2026

Conselho de Educação Física participa de audiência Pública sobre nº de aulas

Geral – 15/05/2013 – 10:05

O CREF11/MS-MT (Conselho Regional de Educação Física da 11ª Região MS-MT) participa nesta terça-feira (14), às 15h, da Audiência Pública para discutir sobre assunto relacionado ao número de aulas de educação física em todos os níveis nas escolas municipais de Campo Grande e seus benefícios diante da vertiginosa ascensão de doenças relacionadas ao sedentarismo e seus custos ao Poder Público.

O Conselheiro e assessor jurídico do CREF11/MS-MT, Silvio Lobo Filho, explica que houve uma regressão na história da Educação Física escolar. “O decreto 69450 de 1969 estabelecia que a Educação Física fosse obrigatória em todos os níveis escolares, da pré-escola até o nível superior, três vezes por semana. Mas, no final da década de 80 com a edição da nova Constituição o decreto não passou mais a ser respeitado”.

Hoje em dia a disciplina de Educação Física vem sendo reduzida a determinadas idades e séries. “Isso foi movido principalmente pelas escolas particulares, pois para a prática de atividade física demanda espaço, e para uma redução de custo, foram excluindo e reduzindo a disciplina”, ressalta Silvio.

O professor Silvio explica que desde a década de 80 a luta tem sido grande para voltar a serem exigidas no mínimo três aulas semanais. “Esse é o mínimo, e precisa ser de aulas práticas, pois algumas escolas preenchem a disciplina apenas de aulas teóricas. Com as aulas três vezes por semana poderiam ser evitados diversos problemas recorrentes da obesidade infantil, hipertensão precoce e problemas posturais”.

A reunião está sendo convocada pela Comissão Permanente de Educação e Desporto, composta pelos vereadores Juliana Zorzo (presidente), Carla Stephanini (vice), Alceu Bueno, Coringa e Eduardo Romero.

Serviço – A Audiência Pública será realizada na terça-feira (15), às 15 horas, no Plenário Edroim Reverdito, na sede da Casa de Leis, localizada na Avenida Ricardo Brandão, n° 1.600, bairro Jatiuka Park.

Obesidade infantil

De acordo com o Ministério da Saúde, a obesidade afeta 21,7% da população brasileira com idade entre 10 e 19 anos. Uma em cada três crianças de 5 a 9 anos também sofre de obesidade em diferentes graus.

A obesidade é uma doença crônica e epidêmica mundialmente e relacionam a significativa associação entre a obesidade infantil e condições mórbidas da síndrome metabólica. Hoje, 40% das crianças obesas apresentam a síndrome, relacionada a riscos cardiovasculares vindos da hipertensão arterial, deposição central de gordura corporal, dislipidemia (níveis anormais de lipídios no sangue) e resistência à insulina.

Fonte: Assessoria de Comunicação

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Cursos culturais da SETURC retomam aulas na próxima segunda-feira em Três Lagoas

Atividades começam no dia 9 de fevereiro e contemplam diversas modalidades artísticas oferecidas gratuitamente à comunidade A Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria...

Saúde apresenta Relatório do 3º Quadrimestre de 2025 em audiência pública

Encontro acontece no dia 20 de fevereiro, no plenário da Câmara Municipal, e é aberto à população

Mais de 5 toneladas de fios irregulares já foram retiradas de postes em Três Lagoas, diz Neoenergia Elektro

Analista institucional da empresa detalhou as ações de reordenamento, que foram realizadas em parceria com empresas de telecomunicação do município