23.9 C
Três Lagoas
quinta-feira, 9 de abril, 2026

Médico estrangeiro poderá ficar até três anos no Brasil, afirma Mercadante

Educação – 15/05/2013 – 09:05

O ministro Aloizio Mercadante (Educação) informou hoje, em audiência pública no Congresso, que o ingresso de médicos formados no exterior – em países como Cuba, Portugal e Espanha, por exemplo – será uma política temporária e os profissionais selecionados poderão atuar no Brasil por um prazo de até três anos.

Segundo o ministro, há uma “política estruturante” para o aumento do número dos profissionais no Brasil, que será feita com abertura de novas escolas de medicina em regiões onde hoje há carência de médicos e estrutura para recebê-los. Isso será feito por meio de editais do MEC (Ministério da Educação), que deverão ser publicados ainda neste semestre.

Ao mesmo tempo, disse o ministro, haverá uma “política de transição”. Médicos com registro em seu país virão para o Brasil e trabalharão com registro provisório em regiões onde hoje faltam esses profissionais. A atividade receberá tutoria das universidades federais.

Esses médicos não poderão atuar na rede privada e não receberão um registro definitivo no país, disse o ministro.

Durante a audiência, a senadora Kátia Abreu (PSD-TO) criticou a impossibilidade desses profissionais atuarem em consultórios particulares. “Quem é que vai controlar isso? Ninguém vai dar conta de controlar o mercado. Por que essa reserva de mercado?”, questionou.

Revalida

Mercadante disse ainda que o governo realiza estudos para “calibrar” o Revalida, prova de revalidação de diplomas de medicina obtidos no exterior. O ministro, entretanto, negou que isso signifique facilitar o conteúdo cobrado na prova.

“Não vamos flexibilizar o Revalida. Estamos pré-testando para ter uma régua [de avaliação]. (…) O MEC não vai resolver essa questão baixando o sarrafo para que todos possam virar médicos no Brasil”, disse.

Durante a audiência, Mercadante sugeriu debate sobre proposta do médico Adib Jatene de que, ao terminar o curso, o médico fique dois anos trabalhando no SUS (Sistema Único de Saúde). 

Fonte: Correio do Estado

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Prefeitura suspende novas inscrições em programas sociais

Medida busca reorganizar atendimentos e garantir qualidade nos serviços oferecidos à população

Oficina do PAIF à zona rural fortalece acesso a direitos sociais

Ação no loteamento Oásis orienta famílias sobre serviços e amplia alcance da assistência social

Problemas estruturais suspendem atividades do SCFV Tia Nega

Manutenção emergencial e falta de abastecimento mantêm unidade fechada temporariamente A Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), informou que as atividades do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) – Tia Nega seguem temporariamente suspensas. A interrupção ocorreu após a identificação de um vazamento na caixa d’água da unidade, além da necessidade de interdição do banheiro masculino. As medidas foram adotadas para garantir a segurança dos usuários e colaboradores, evitando possíveis riscos de acidentes. Segundo a administração municipal, a unidade também aguarda a normalização do abastecimento de água por parte da empresa responsável, situação que já foi comunicada e está sendo acompanhada pela equipe técnica. A Prefeitura destacou que os reparos estão em andamento e que trabalha para retomar as atividades o mais breve possível, assegurando um ambiente seguro e adequado, especialmente para o atendimento aos idosos atendidos pelo serviço.