20.3 C
Três Lagoas
quarta-feira, 15 de maio, 2024

Estadão destaca trabalho de Fabio Trad na Lei de Licitações

Política – 14/05/2013 – 08:05

O trabalho do deputado federal Fabio Trad (PMDB-MS) à frente da Lei de Licitações foi destacado na semana passada em reportagem publicada pelo jornal O Estado de São Paulo. Fabio Trad foi o relator da matéria no âmbito da Comissão de Constituição e Justiça (CJJ).

A reportagem do estadão ressalta o “trabalho hercúleo” capitaneado pelo deputado sul-mato-grossense ao analisar 135 projetos de lei – o primeiro remonta a 1993 -, além de milhares de propostas de internautas e ouvir sugestões de juristas da Faculdade de Direito da PUC de São Paulo.

O substitutivo de Fabio Trad incorpora aspectos positivos do RDC, como a inversão de fases, que acelera o processo – documentos da fase de habilitação podem ser entregues depois da aprovação das propostas de técnica e preço. Mas rejeita a “contratação integrada”, pela qual o setor público fica liberado de apresentar o projeto básico da obra.

“O uso generalizado do RDC fragiliza a Lei de Licitações. Apesar da celeridade que imprime às contratações, o regime diferenciado não possui mecanismos para evitar os desvios de finalidades”, argumenta Trad.

O peemedebista mantém a margem de preferência para os produtos nacionais. Afirma que defende a prerrogativa aos produtos brasileiros, como ferramenta de estímulo à indústria brasileira. Ele amplia as hipóteses de pregão eletrônico, aumenta a pena para os crimes de fraude às licitações e obriga ONGs e Oscips a submeterem-se às concorrências públicas para contratar com a administração.

No dispositivo mais polêmico, proíbe as empresas que financiaram campanhas eleitorais de participar de licitações. “É um reforço a esta questão ética e moral que deve prevaler nas contratações”. Admite, contudo, que dificilmente este dispositivo será aprovado, enquanto subsistir o atual modelo de financiamento de campanhas políticas por empresas privadas.

Fonte: Assessoria de Comunicação

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Jovem de 14 anos é ameaçada por namorado de 23 anos dentro da escola em Brasilândia

Suspeito foi preso após tentar fugir das equipes policiais.

Corpo de Bombeiros retira cachorra que iria se afogar na Lagoa Maior

O animal foi entregue ao dono na sequência.

Suzano e SEST SENAT implantam simulador de direção para treinamentos na Unidade de Três Lagoas

Com a formação de cerca de 180 motoristas/mês, o projeto é pioneiro no setor industrial e visa aumentar a segurança nas operações de logística florestal da companhia.