22.8 C
Três Lagoas
sábado, 7 de fevereiro, 2026

Comércio eletrônico ganha regras mais rígidas

Geral – 13/05/2013 – 16:05

Os consumidores devem ter mais segurança na hora realizar compras pela internet. Com a entrada em vigor amanhã do primeiro decreto (nº 7962/13) que define regras específicas para o comércio eletrônico no Brasil, órgãos de defesa do consumidor esperam que o relacionamento com as lojas online ganhe mais transparência.

O decreto sancionado em 15 de março pela presidente Dilma Rousseff determina que os sites forneçam de forma clara informações – muitas vezes negligenciadas – como a identificação do nome empresarial e localização física, além da especificação detalhada da oferta e de despesas adicionais, como o frete.

A loja deve ainda apresentar o resumo do contrato antes de concluir a compra, bem como oferecer ao consumidor um meio que permita a conservação e reprodução do documento.

“As normas do Código de Defesa do Consumidor (CDC) não estavam sendo cumpridas ou eram postergadas por empresas do setor. As regras reforçam a responsabilidade das empresas na oferta de produtos e serviços na internet”, afirma Maria Inês Dolci, coordenadora do Proteste.

O fornecedor também terá de informar de forma clara os meios para o exercício do direito de arrependimento pelo consumidor, conforme o artigo 49 do CDC. Passa a ser obrigação da loja comunicar imediatamente o arrependimento à instituição financeira ou à administradora do cartão de crédito para que a transação não seja lançada na fatura.

“O prazo para arrependimento é de sete dias. E todas as despesas, incluindo frete, ficam por conta da empresa”, explica Daniel Mendes Santana, advogado do Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor).

Além disso, pela primeira vez, foram criadas regras específicas para as ofertas de sites de compras coletivas. “Eles deverão informar a quantidade mínima de consumidores para a efetivação do contrato, o prazo para utilização da oferta e a identificação do fornecedor responsável pelo site, bem como a do fornecedor do produto ou serviço ofertado”, diz o advogado Thiago Mahfuz Vezzi, especialista em relações de consumo do Salusse Marangoni Advogados.

Fonte: Correio do Estado

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Pedra fundamental da primeira ferrovia ‘short line’ do Brasil é lançada em Inocência

Parte do 'Projeto Sucuriú', vai integrar futura fábrica da Arauco à Malha Norte e consolida investimentos bilionários em logística, infraestrutura e desenvolvimento econômico

‘Resenha Braba’ chega à 96 Caçula com muito humor, música e bate-papo com Willian Ramos

Programa estreia neste sábado, 07, e promete agitar as tardes da emissora com muitas surpresas

CarnaTrês 2026 promete três dias de festa, cultura e diversão na Lagoa Maior

Secretário de Cultura e Turismo detalhou a programação, além das parcerias e o foco no carnaval familiar em Três Lagoas