29.9 C
Três Lagoas
terça-feira, 27 de janeiro, 2026

Umidade do ar atinge níveis críticos em MS; fique atento para evitar a desidratação

Geral – 11/05/2013 – 14:05

A umidade relativa do ar entrou em estado crítico nesta sexta-feira em vários municípios de Mato Grosso do Sul, segundo o meteorologista Natálio Abrahão, da Anhanguera / Uniderp.

De acordo com os dados do meteorologista, os índices alcançaram a marca de 14% em Três Lagoas, Água Clara e Ribas do Rio Pardo. Em Campo Grande, a umidade chegou aos 22%, Cassilândia, Chapadão do Sul, Costa Rica, Pedro Gomes, Ivinhema, Angélica, Juti e Novo Horizonte do Sul também registraram marcas menores que 30%.

Um estudo da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) criou índices que medem o quanto a baixa umidade do ar prejudica a saúde humana. A umidade ideal gira em torno dos 60% – abaixo de 30% já há prejuízo para a saúde.

Recomendações

Especialistas orientam que em casos de alerta ou emergência, a hidratação deve ser frequente ao longo do dia e que atividades físicas ao ar livre entre 10h e 15h devem ser evitadas. Em algumas cidades, as aulas de educação física nas escolas também devem ser suspensas.

Além de ingerir líquidos, os especialistas recomendam evitar ar-condicionado em locais fechados, além do uso de vaporizadores. Caso na falta dele, pode-se espalhar toalhas molhadas ou bacias com água em casas ou escritórios. Ambas ações aliviam o ressecamentos das vias respiratórias.

Outra orientação é evitar o acumulo de poeira além de banhos quentes. Banhos quentes e demoradores tendem a ressecar a pele.

Fonte: Correio do Estado

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Aos 64 anos, morador de Três Lagoas realiza sonho de quatro décadas ao correr a São Silvestre

Atleta amador, Almir Duarte participou da histórica edição de 100 anos da corrida e destacou o esporte como ferramenta de saúde, disciplina e qualidade...

Debates entre vereadores e protestos marcam 1° sessão extraordinária de 2026 da Câmara de Três Lagoas

Trabalhos foram marcados por momentos tensos entre vereadores e manifestantes contrários à terceirização da merenda municipal

Comissão aprova projeto de Pollon que cria política de financiamento específica para o tiro esportivo

A Comissão do Esporte da Câmara dos Deputados aprovou projeto de lei 3828/25, de autoria do deputado federal Marcos Pollon (PL-MS), que prevê o...