25.7 C
Três Lagoas
segunda-feira, 9 de fevereiro, 2026

Deputado defende direito de produtores rurais em audiência pública

Política – 09/05/2013 – 10:05

O deputado federal Akira Otsubo (PMDB/MS) cobrou na manhã de hoje (08/05), em Brasília, na Câmara dos Deputados, agilidade do Governo federal em barrar os processos de demarcação de aldeias indígenas que prejudicam o setor agropecuário brasileiro. Em Mato Grosso do Sul, a Funai (Fundação Nacional do índio) quer demarcar como indígena uma área que abrange 22% do Estado, distribuída por 28 municípios do Conesul.

A possibilidade de impedir as demarcações surgiu por meio de análise da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) nos processos em andamento na Funai. Anteontem, com base nesta análise que diverge do estudo da Fundação, a ministra da Casa Civil da Presidência da República, Gleisi Hoffmann, determinou a suspensão do processo que envolve áreas no Estado do Paraná.

A decisão foi divulgada um dia antes da ministra participar de audiência pública realizada na Câmara dos Deputados, que reuniu parlamentares e milhares de produtores rurais em Brasília. De Mato Grosso do Sul participaram cerca de 500 agropecuaristas.

Foi por causa destas posições contraditórias, que Otsubo afirmou: “a situação precisa ser conduzida com responsabilidade e respeitando-se o direito de quem produz. Não da para aceitarmos o que está ocorrendo no campo e nem o que a Funai quer por em prática em Mato Grosso do Sul”. O parlamentar sul-mato-grossense conversou com a ministra sobre o assunto, durante a reunião.

A intenção da Fundação é demarcar como indígena uma área que corresponde a 22% do Estado, abrangendo 28 municípios do Conesul. Essa área responde por 25% do Produtor Interno Bruto (PIB) e 60% da produção de soja de Mato Grosso do Sul.

Fonte: Assessoria de Comunicação / Divulgação

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Mais de 180 mil estudantes da Rede Estadual retornam às aulas nesta segunda-feira em MS

Ano letivo começa em 352 escolas do Estado após Jornada Formativa que reuniu professores e equipes gestoras para planejamento pedagógico Mais de 180 mil estudantes...

Tele-ECG acelera diagnóstico cardíaco e reforça atendimento de urgência na rede pública de MS

Serviço de telediagnóstico em eletrocardiograma registrou 965 alertas em 2025 e tem ampliado o acesso a cuidados especializados em todo o Estado O uso do...

Mato Grosso do Sul abre 254 vagas em concursos e processos seletivos com salários de até R$ 10,3 mil

Oportunidades estão distribuídas entre Três Lagoas, Iguatemi, Eldorado e Paranaíba, com inscrições já abertas e exigências que vão do nível alfabetizado ao superior. A partir...