21.8 C
Três Lagoas
segunda-feira, 7 de julho, 2025

Fundação de Cultura realiza série de palestras para o Projeto Arte Sim, Pichação Não

Cultura – 08/05/2013 – 16:05

A Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, por meio da Gerência de Patrimônio Histórico e Cultural, promove nos dias 8, 9 e 10 de maio, na Escola Estadual Maria Constança de Barros Machado, uma série de palestras educativas a respeito de preservação do patrimônio histórico e cultural inseridas no Projeto Arte Sim, Pichação Não.

Na quarta-feira (8 de maio) será realizada às 19h30 a palestra “Sentir-se Parte Para preservar o Patrimônio Histórico e Cultural”, com a profª Msc. Maria Christina de L. Félix Santos e o historiador Carlos Alberto Versoza, técnicos da Fundação de Cultura.

Na quinta (9 de maio), às 16 horas, é a vez da palestra “Preservação do Patrimônio Histórico e Cultural”, com o superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em Mato Grosso do Sul, André Luiz Rachid.

Na sexta-feira (10 de maio), a partir das 7h30, será proferida a palestra “Preservação do Patrimônio Histórico e Cultural”, com o apresentador Tatá Marques, do programa O Povo na TV, do SBT MS.

As palestras são parte das atividades do Projeto Arte Sim, Pichação Não, do SBT-MS, que com o apoio da comunidade escolar da escola Maria Constança de Barros Machado, coordenado pelo Diretor Anderson Muniz, é desenvolvido com a parceria da Fundação de Cultura.

O objetivo é a sensibilização da comunidade escolar para com o patrimônio cultural local e arquitetônico. Tem ainda como meta aglutinar os alunos em ações culturais para inibir a depredação e pichação desse ícone que é a escola Maria Constança, desenhada pelo arquiteto Oscar Niemayer e patrimônio estadual tombado pela resolução/ SECE, de 03 de julho de 1997.

A culminância do projeto propõe aos alunos a participação em um grande evento cultural, enfocando a arte grafite como meio de coibir atos de vandalismo na escola e no seu entorno, como a Orla Morena.

De acordo com o presidente da Fundação de Cultura, Américo Calheiros, projetos de educação patrimonial são imprescindíveis para sensibilizar e conscientizar a população sul-mato-grossense de seu papel de agente para a preservação do patrimônio cultural.

“A cidade é em princípio a expressão maior da civilidade de seus moradores. A cara real destes, com ou sem maquiagem, mas com a verdade advinda de suas experiências e capacidade de viver ou não harmoniosamente em grupo, respeitando as regras criadas e dando exemplos de cidadania”, explica Calheiros.

Serviço: A palestra é destinada exclusivamente aos alunos da Escola Estadual Maria Constança de Barros Machado. Mais informações podem ser obtidas na Gerência de Patrimônio Histórico e Cultural da FCMS, pelos telefones 3316-9155 ou 3316 9108.

Fonte: Assessoria de Comunicação

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Jacaré ataca cadela na Lagoa Maior e moradores temem risco a crianças

Ataque ocorreu na sexta-feira (4); protetoras resgataram cadela e pedem ação imediata das autoridades Um jacaré atacou uma cadelinha nas margens da Lagoa Maior, em...

Suzano abre vagas exclusivas para pessoas com deficiência em Três Lagoas e Brasilândia

A empresa Suzano, referência global na produção de celulose, está com inscrições abertas para cinco vagas exclusivas para pessoas com deficiência (PCDs) nos municípios...

Câmara Municipal adia sessão ordinária em respeito ao falecimento da ex-vereadora Marlene Martinho

A Câmara Municipal de Três Lagoas informou que a sessão ordinária prevista para esta terça-feira (8) foi adiada para quarta-feira (9), às 8h, em...